Educação

Programa Mais Educação realiza acompanhamento

O acompanhamento que teve início no dia 20 de junho terminou nesta segunda-feira (4).

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - Com a finalidade de acompanhar e orientar as escolas que aderiam ao Programa Mais Educação no interior do estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, em seis Unidades Regionais de Educação (UREs), encontros técnico-pedagógicos com gestores escolares e coordenadores do programa. O acompanhamento que teve início no dia 20 de junho terminou nesta segunda-feira (4).

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como uma estratégia do Governo Federal, em parceria com a Seduc, para ampliação dos tempos, espaços e oportunidades educativas em diferentes áreas do conhecimento dentro das escolas da rede estadual de ensino.

De acordo com a coordenadora estadual do programa, Lucinete Vilanova, o acompanhamento pedagógico às UREs, deve-se à necessidade de orientar as escolas que aderiram ao Mais Educação em 2010 e 2011, quanto à execução do plano de atendimento, aplicação dos recursos financeiros e oferta da alimentação escolar.

A coordenadora informou ainda que durante o acompanhamento às UREs foi possível orientar quanto ao plano de atendimento das escolas; a metodologia; critérios de seleção dos monitores, assim como formação de turmas; aquisição dos kits pedagógicos; elaboração do plano de ação da escola para os 10 meses de execução das atividades pedagógicas; prestação de contas e alimentação escolar.

Os encontros técnico-pedagógicos foram realizados nas regionais de Açailândia (27/06), Bacabal (04/07), Caxias (21/06), Codó (22/06), Imperatriz (28/06) e Timon (20/06), reunindo, além de coordenadores do programa nas UREs, gestores escolares e coordenadores do Mais Educação nas escolas.

Atendimento

O Programa Mais Educação foi implantado timidamente no Maranhão em 2008. Com a adesão de várias escolas, contabilizando cerca de 146 comunidades de ensino para 276 escolas em 2011, é que o programa ganhou maior visibilidade. Essa perspectiva representou um aumento de alunos que saltou de 10 mil para 37.132 estudantes este ano.

O Mais Educação tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades direcionadas ao acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura, entre outros.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.