Ataques virtuais

Site da Universidade de Brasília é violado por hackers

Eles alteraram conteúdo de notícias e mudaram títulos de reportagens. PF investiga ataques.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

BRASÍLIA - O site da Universidade de Brasília (UnB) foi violado por hackers na madrugada deste sábado (25). Eles alteraram o conteúdo das notícias e modificaram os títulos de algumas reportagens da página principal. "Eles (hackers) mudaram os títulos e o conteúdo da página principal", disse Paulo César Marques, prefeito do Campus da UnB.

"Por volta de 00h15 percebi que o site havia sido violado e liguei para a divisão de tecnologia pedindo que tirassem o site do ar", afirmou o prefeito do Campus. Segundo ele, a violação do site já foi relatada à Polícia Federal pelos técnicos da UnB.

De acordo com Marques, técnicos da UnB estão trabalhando para restabelecer o conteúdo do site, que está fora do ar e traz a mensagem "site em manutenção" na página inicial.

Investigação

A Polícia Federal já investiga a série de ataques de hackers a sites do governo nos últimos dias. Após o ataque aos sites da Presidência, do Senado e da Receita Federal, classificados como o maior da história da rede no Brasil, os hackers derrubaram na madrugada desta sexta a página na internet do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Também nesta sexta, o site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), vinculada ao Ministério da Defesa, saiu do ar. De acordo com a assessoria de imprensa, o site foi tirado do ar propositalmente para reforço na segurança, para evitar possíveis ataques de hackers. O site da Infraero contém informações de voos em todos os aeroportos do país.

O site do Ministério do Esporte ficou fora do ar na manhã desta sexta, mas por volta das 9h estava normalizado. A assessoria de imprensa da pasta havia informado na quinta que tiraria o site do ar para que seja feita uma varredura. Segundo a assessoria, o procedimento é padrão para o trabalho de rastreamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.