Homenagem

Santo Antônio será homenageado nesta segunda por devotos

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h37

SÃO LUÍS - Um dos mais queridos padroeiros da Igreja Católica, Santo Antônio será festejado nesta segunda-feira (13), em São Luís por milhares de fiéis. Uma vasta programação religiosa acontecerá durante todo o dia na igreja dedicada ao santo, na Praça Antônio Lobo, no Centro. Este ano a festa tem como tema “Antônio Santo, Defensor da Vida no Planeta”.

Antônio é o santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o padroeiro dos pobres, santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos. Tradicionalmente após as missas, os devotos têm por costume pagar promessas, principalmente entregando pães.

As homenagens a Santo Antônio, amanhã, serão iniciadas às 5h, com alvorada, seguida da Santa Missa Antônios e Antonias. Às 7h30 e 9h, acontecerão mais duas celebrações e, logo depois, batizados. Ao meio-dia (12h) e às 16h serão realizadas missas; às 17h, haverá procissão com a imagem do santo percorrendo ruas do Centro da cidade. A programação será encerrada às 18h30 com a Santa Missa Campal.

A festa de Santo Antônio foi iniciada no dia 1º deste mês com a realização da trezena, que tem a participação de devotos nos eventos religiosos. Paralelamente, acontece no arraial, na praça em frente à igreja, um arraial junino com a venda de comidas da culinária maranhense.

Vida - Fernando de Bulhões - verdadeiro nome de Santo Antônio-, nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220, trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos.

Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de Teologia pelo próprio São Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas pregações encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.

Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

A profundidade dos textos doutrinários de Santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.