SÃO LUÍS - O Maranhão é o quarto Estado a instalar o Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE), ferramenta de Tecnologia da Informação, lançado, nesta segunda-feira (23), pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE). A solenidade foi presidida pelo presidente do TCE/MA, Edmar Cutrim, e contou com a presença do secretário Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney.
O SAE possibilitará ao TCE o acompanhamento em tempo real da execução orçamentária do Governo do Estado, prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos públicos maranhenses. “O sistema é um grande avanço no controle da gestão pública que chega agora a três municípios maranhenses, mas vai atender a todos em breve”, revelou Luís Fernando Silva.
O secretário afirmou que a iniciativa vai dar mais transparência e aperfeiçoar o controle de gestão. “O TCE maranhense se coloca no mesmo patamar de tribunais mais tradicionais do país em termos de qualidade e gestão de auditoria pública”, acrescentou.
O SAE pretende ser um marco na atuação do TCE e integra o conjunto de medidas desenvolvido com o intuito de tornar mais ágil e eficaz a atuação da Corte de Contas. “Esses são os objetivos estabelecidos desde 2008 e agora passa a ser uma realidade em favor da população”, declarou o presidente do TCE, Edmar Cutrim.
Na ocasião foi firmado Termo de Parceria entre o TCE e as prefeituras de Pedreiras, Bacabeira e São José de Ribamar. Ao todo 12 servidores das prefeituras que participam dessa primeira fase de implantação do SAE serão qualificados por técnicos do TCE.
O prefeito de Pedreiras, Lenoilson Passos, elogiou a iniciativa. “O sistema será mais ágil e a população vai tomar conhecimento de nossas ações com mais transparência. É uma grande conquista para os gestores”, avalia.
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.