SÃO LUÍS - O Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros deu continuidade, esta semana, ao trabalho de vistoria em postos de combustíveis da capital. As atividades contam com três equipes técnicas especializadas.
De acordo com o tenente Eraldo, comandante interino do GAT, as vistorias podem acontecer em duas situações distintas. "A primeira delas é quando o proprietário do empreendimento solicita. Geralmente, quando ele está dando início ao negócio. A segunda geralmente é de iniciativa do próprio GAT, para verificar a situação dos locais", disse.
Segundo o militar, os bombeiros verificam localização, equipamentos de segurança contra incêndios, bombas, instalação de pára-raios, extintores, dentre outras. "Um exemplo diz respeito à localização dos postos de combustíveis. A norma determina que não pode estar localizado a uma distância inferior a 100 metros de um empreendimento com grande concentração de público, como escolas, por exemplo", destacou.
Apesar de ainda existirem falhas em alguns postos da capital, o tenente afirmou que boa parte dos empreendimentos está dentro das normas. "Geralmente, a nossa vistoria apenas confere se realmente está legalizado. Com raras exceções, não constatamos problemas em postos na capital", completou.
As vistorias do Corpo de Bombeiros devem se estender pelas próximas semanas, alcançando também os postos de revendas de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). "As equipes devem monitorar todos os postos de estocagem e revenda. Os trabalhos são contínuos, rotineiros e em momento algum se encontram parados", finalizou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.