SÃO LUÍS - O desligamento do Sistema de abastecimento de água do Sacavém deixará cerca de 40 bairros sem água amanhã (1º). A informação é da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Ontem (30), moradores da Cohab-Anil e Cohatrac abastecidos pelo Sistema Paciência II amanheceram sem água. O abastecimento foi restabelecido no fim da tarde.
Um serviço de manutenção nas subestações elétricas de alta tensão e nas elevatórias de água bruta e água tratada das 8h às 18h de amanhã deixará vários bairros sem água. A previsão para o restabelecimento do serviço é para após as 18h.
Sem água
Moradores de vários conjuntos do Cohatrac e Cohab-Anil acordaram na manhã de ontem sem água por causa de um rompimento na adutora do Sistema Paciência II da Caema. O dano foi ocasionado por uma escavadeira da construtora Canopus que operava em cima da tubulação, a poucos metros do reservatório responsável por abastecer a região.
Acostumados a ter água em suas casas em dias alternados, os moradores de alguns conjuntos da Cohab-Anil e do Cohatrac foram surpreendidos ontem com a falta de abastecimento de água. O problema ocorreu na tarde de terça-feira, dia 29, quando um operador de máquina da construtora Canopus que fazia uma escavação de um empreendimento quebrou parte da tubulação.
Embora a direção da Caema previsse que em menos de 24 horas o fornecimento seria restabelecido, às 10h30 de ontem na residência da comerciante Lenura Boaes, ainda não havia água. Ela mora na Avenida A do conjunto Jardim Araçagi II e disse que só não teve problemas em razão da caixa d'água que ainda estava cheia. "É a única reserva que temos para o dia inteiro e por isso temos de torcer para que o problema seja resolvido logo", disse.
Um trabalhador da construtora que estava presente no momento do rompimento, e pediu para não ter seu nome revelado, disse que o incidente ocorreu por volta de 15h e em seguida outros operários pediram que o responsável pelo reservatório interrompesse a vazão da água. "A máquina mal encostou no cano e quebrou. Todo mundo saiu para avisar ao responsável pela estação. Depois a máquina foi retirada e a tubulação foi trocada", explicou.
Mesmo tendo sido consertado, o local onde a tubulação foi quebrada, no fim da manhã de ontem, quando O Estado esteve na área, ainda escorria água. Ninguém soube informar de onde poderia ser o vazamento. Um funcionário da Caema disse somente que os esclarecimentos seriam feitos pela direção da estatal.
Por telefone, o diretor de operações e manutenção da Caema, Cristovam Dervalmar Teixeira, informou que está sendo feito um levantamento por engenheiros da companhia para estimar de quanto foi o prejuízo e quais áreas foram desabastecidas em função do rompimento ocorrido na tarde de terça-feira. "Com base no relatório, nós vamos responsabilizar a empresa de eventuais danos ao consumidor", reiterou o diretor.
Sobre o vazamento de água relatado, Teixeira disse que seria enviada uma equipe até o fim do dia para averiguar a situação.
Veja a lista completa de bairros atingidos:
Parte do Monte Castelo, Apeadouro, Irmãos Coragem, Bairro de Fátima, Bom Milagre, Parque Amazonas, Alemanha, Caratatiua, Vila Ivar Saldanha, Alto da Vitória, João Paulo, Jordoa, Vila Palmeira, Barreto, Túnel do Sacavém, Santa Cruz, Vera Cruz, Cutim, Radional, Coroado, Coroadinho, Vila Conceição, Bom Jesus, Vila dos Frades, Parque Timbira, Alto do Parque Timbira, Parque Pindorama, Parque dos Nobres, Conjunto São Sebastião, Bairro Primavera, Sítio do Pica Pau Amarelo, Redenção, Barés, Filipinho, Sítio Leal, Sacavém, Coheb do Sacavém, Salina do Sacavém e Santo Antônio.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.