SÃO LUÍS - O Conselho Estadual de Saúde criou uma comissão para avaliar a oferta de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde em São Luís. Em reunião extraordinária, solicitada pelo secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, foi apresentada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de determinar a implantação de, no mínimo, mais 144 leitos de UTI na capital maranhense.
Em reunião realizada na quinta-feira (3), o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, disse que a comissão buscará informações em vários setores e fará visitas aos hospitais públicos que dispõem de leitos de UTI para elaborar um relatório sobre a oferta desse serviço em São Luís. O documento servirá de base para o planejamento do processo de implantação dos novos leitos.
"A decisão do Supremo levou em consideração a necessidade da população e não a quantidade de leitos públicos já existentes em São Luís, considerando que o Ministério da Saúde aponta a necessidade de ter em UTIs de 4% a 10% do total de leitos implantados na rede pública", ressalvou José Márcio Leite.
O subsecretário informou que, só em 2010, o Estado implantou 84 novos leitos de UTI neonatal no Maranhão: 10 na Maternidade Marly Sarney, 26 no Hospital Infantil Juvêncio Matos, cinco na Maternidade Benedito Leite e 43 no anexo do Hospital Materno Infantil, em Imperatriz.
De acordo com estudo de setores oficias, mesmo considerando o parâmetro de 10%, o total de leitos de UTI necessários em São Luís seria de 392, sendo 75% de responsabilidade da rede pública e 25% da rede privada. A quantidade já cadastrada em fevereiro deste ano é de 180 leitos de UTI no Sistema Único de Saúde e 75 privados, totalizando 255 leitos em UTIs.
Com as informações técnicas e visitas aos leitos públicos de UTI, a comissão formada no Conselho produzirá o relatório a ser apresentado à Secretaria de Estado da Saúde.
As informações são da Secreataria de Saúde
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.