Santa Rita e São Luís

Iniciados cursos de qualificação para a construção da Refinaria

O trabalhador precisa ter concluído a 4ª série do ensino fundamental.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h42

SÃO LUÍS - Quatrocentos trabalhadores dos municípios de Bacabeira e Rosário participaram, nesta segunda-feira (28), da aula inaugural do projeto de qualificação profissional, o PlanSeQ Petróleo & Gás, promovido pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo (Prominp) e o Ministério do Trabalho, com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres). A qualificação profissional está sendo realizada para atender à demanda de mão de obra para a primeira fase da construção da Refinaria Premium I da Petrobrás.

Os cursos são para formação de pedreiro, carpinteiro, armador e pintor, a mão de obra mais solicitada na etapa de construção do empreendimento. Para esta fase, o setor da Construção Civil é o alvo do programa de capacitação, que oferece cerca de sete mil vagas para todo o estado.

A oferta despertou o interesse de milhares de maranhenses, mas se limita aos municípios considerados de Influência Direta da refinaria Bacabeira, Rosário, Santa Rita, São Luís, Morros e Icatu. Maranhenses como Zaqueu Ferreira, 21 anos, está inscrito no curso para formação de pedreiro e acredita que a qualificação será o ingresso definitivo para o mercado de trabalho.

“Eu vou dar o máximo de mim para ter um grande desempenho durante as aulas”, garantiu o jovem, que já sabe que o bom desempenho é requisito para uma possível contratação por parte do consórcio responsável pelas obras da Petrobrás. “Mesmo que eu não consiga ficar nas obras, tenho certeza que não faltarão oportunidades nessa profissão”, concluiu.

O secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, afirmou durante a solenidade, que a união entre o poder público, sociedade civil organizada e a iniciativa privada foram essenciais para dar andamento no projeto.

“Sem a participação de cada um desses atores do processo, não teria sido possível realizar esse projeto tão fundamental para o futuro de todos os maranhenses”, declarou. “Esse esforço conjunto mostra que os maranhenses não querem e não vão ficar à margem do progresso que chega ao nosso estado”, enfatizou José Antônio.

Para Dalva Braga, gerente de responsabilidade social da Petrobrás, a aula inaugural coroa meses de negociação e esforço entre todos os envolvidos. “Este é momento de alegria para a Petrobrás, que tem trabalhado incansavelmente para que nosso empreendimento em Bacabeira seja de todos os maranhenses”, afirmou.

Inscrições

Para Santa Rita e São Luís, o calendário de cursos também foi iniciado. Em Santa Rita as inscrições estão sendo feitas, na sede do município e na capital, na Agência do Serviço Nacional de Empregos (Sine). As vagas são para os cursos de pedreiro, carpinteiro, armador e pintor.

Para participar, o trabalhador precisa ter concluído a 4ª série do ensino fundamental. É necessário apresentar carteira de trabalho e documentos pessoais para a inscrição.

A previsão é de que as aulas em Santa Rita comecem no próximo dia 17 e, em São Luís, o início das aulas está previsto para o dia 23 de março.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.