TIMON - A Secretaria de Saúde de Timon atendeu e tratou pacientes portadores de glaucoma no fim de semana. O atendimento ocorreu na Unidade de Saúde Policlínica, localizada na Avenida 3, no Parque Piauí.
O público-alvo do atendimento foram pessoas com idade acima de 40 anos, os portadores de diabetes e hipertensão arterial. O risco de ser portador de glaucoma aumenta com a idade. Uma forma rara pode ocorrer em crianças, que é o chamado glaucoma congênito.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Neiva Neto, é de fundamental importância atender a população, visto que, embora não se possa curar, na maioria dos casos, o glaucoma pode ser controlado mediante tratamento apropriado e o Município dará o suporte necessário.
“A demanda foi espontânea. Quem apareceu foi atendido na mesma hora, sem precisar de encaminhamento do posto de saúde”, ressaltou o secretário.
Esta foi a segunda vez que o atendimento para este tipo de enfermidade foi realizado pelo Município. “A gente só tem a agradecer por esse programa, que vem dar continuidade ao tratamento do glaucoma, principalmente àquelas pessoas que já passam pelo processo. É um tratamento caro e que a saúde pública faz a consulta diferenciada para diagnosticar a presença da doença. Se encontrada, o paciente recebe o colírio, iniciando logo o tratamento”, ressaltou o médico responsável pelos atendimentos, Francisco Magalhães.
O glaucoma é uma alteração na pressão do líquido que preenche o globo ocular, fazendo com que ele aumente além do que pode tolerar. Quando essa pressão é maior do que o normal, aumenta-se consideravelmente o risco de danos aos olhos.
O problema é diagnosticado mediante cuidadoso exame ocular realizado pelo oftalmologista. O paciente, geralmente, não percebe que sofre de glaucoma.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.