SÃO LUÍS - A Câmara Municipal de São Luís retoma suas atividades amanhã com mudanças em plenário. A reabertura dos trabalhos na Casa terá dois novos vereadores para assumir seus mandatos. Tratam-se de Marlon Garcia (PTdoB) e Edmílson Jansen (PTC), que assumem nas vagas abertas pelos deputados federais eleitos Lourival Mendes (PTdoB) e Edvaldo Holanda Júnior (PTC).
Para os dois novos edis, a expectativa nesse momento é a maior possível, pois terão a oportunidade de imprimir suas marcas no Legislativo, por meio de projetos e outras proposições. Marlon Garcia e Edmilson Jansen garantem que darão continuidade aos projetos de seus antecessores que estão tramitando na Casa, mas já começam a pensar elaborar novas proposições para atender as diversas comunidades de São Luís.
Além dos novos vereadores, haverá alterações na composição da Mesa Diretora da Casa, com a saída de Lourival Mendes, que assumia a 1ª secretaria, e que agora passará a ter como titular o vereador Vieira Lima (PPS), que deixará a 2ª secretaria. Para o parlamentar, as alterações que estão ocorrendo na Mesa Diretora são normais. “Iremos continuar mantendo o mesmo ritmo de trabalho que estamos acostumados a desempenhar”, declarou Vieira Lima.
Outra mudança que a direção do Legislativo Municipal terá de enfrentar no decorrer deste ano é a redução do percentual de 5% de repasse que é feito pelo Executivo. O próprio presidente Isaías Pereirinha (PSL) já começa a dar sinais de que pretende fazer adequações em determinados setores da Casa para administrar a situação, que envolve a diminuição de mais de R$ 400 mil na folha de pagamento da Câmara.
Pereirinha tem ressaltado que essa não é uma preocupação só sua, mas passará a ser uma preocupação dos demais gestores que vier a presidente a Casa. Para ele, é preciso encontrar uma saída viável para que não seja feita drásticas alterações no corpo administrativo do Legislativo.
Saiba Mais
- Câmara dos Deputados aprova texto final de projeto que muda as regras para emendas
- CCJ da Câmara adia votação de PEC que proíbe o aborto legal
- G20: Lula promete entregar propostas da sociedade a chefes de Estado
- Lula retoma reunião para definir corte de gastos nesta sexta-feira (8)
- Congresso e Executivo devem fechar acordo para liberar emendas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.