SÃO PAULO - O gabarito oficial da prova de ciências humanas e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada nesta quarta-feira (15), será divulgado na terça-feira (21), às 18h, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A abstenção foi superior a 50% dos 9.500 estudantes convidados para fazer a prova devido a problemas de impressão na prova amarela de 6 de novembro. Entre aqueles que fizeram a prova nesta quarta-feira, 35 conseguiram liminares para participar do exame, segundo o Inep.
A prova foi aplicada em 17 Estados: Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas.
Segundo o Inep, aqueles que fizeram a prova de hoje terão a prova de 6 de novembro anulada. Quem não fez a prova de hoje terá a prova do dia 6 de novembro corrigida normalmente.
De acordo com o Inep, gabaritos e provas aplicados nos presídios nesta quarta-feira e que continuam nesta quinta-feira (16), também serão divulgados no dia 21.
O resultado do Enem será divulgado na primeira quinzena de janeiro, de acordo com o instituto.
Confusão
O Enem 2010 foi aplicado em 6 e 7 de novembro para 3,3 milhões de inscritos. A prova do dia 6 apresentou erros de impressão em parte das provas amarelas. Além disso, os gabaritos foram impressos com o cabeçalho invertido.
No caso do gabarito, o Ministério da Educação disse que vai corrigir as questões de forma invertida de todos os estudantes que fizeram solicitação até 19 de novembro.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.