BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, chegou às 10h45 desta quarta-feira (17) à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre os problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. Provas do Exame tinham questões faltando, e os gabaritos também apresentaram problemas.
No dia anterior, Haddad já havia estado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal com o mesmo propósito. Na ocasião, ele defendeu a realização de mais de uma prova do Enem durante o ano e afirmou que não tirou do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) a responsabilidade pelos problemas no exame.
Na semana passada Haddad afirmou, após visita à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que a iniciativa de falar nas comissões partiu dele mesmo. "Foi a meu pedido. Eu liguei para a senadora Fátima Cleide (PT-RO) e para o deputado [Angelo] Vanhoni (PT-PR) (presidentes das comissões na Câmara e no Senado hoje pela manhã me colocando à disposição, como fiz no ano passado",afirmou.
Após o Tribunal Regional Federal da 5ª Região derrubar a liminar que suspendeu o exame e a divulgação do resultado das provas, o Ministério da Educação divulgou no final da tarde de sexta-feira (12) os gabaritos do Enem.
O procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal do Ceará, que já havia feito os pedidos de suspensão e de anulação do exame, afirmou também na sexta que entrará com recurso contra a decisão que liberou o Enem.
Saiba Mais
- Enem 2024: prazo para pedir reaplicação de provas termina hoje
- Mais de 126 mil candidatos do Maranhão comparecem ao segundo dia de provas do Enem 2024
- MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025
- Divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada
- Enem: 2º dia de provas ocorreu sem ocorrências graves, diz ministro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.