SÃO LUÍS - O V Festival Nacional de Choro chega a São Luís com o show da turnê desta série no dia 31 de outubro, domingo, a R$ 1 real, no Teatro João do Vale.
Em São Luís, serão mostradas as músicas de compositores da região nordeste, pesquisadas para a compilação da coleção, com repertório interpretado pelos renomados músicos João Lyra (violão), Toninho Carrasqueira (flauta), Pedro Amorim (bandolim), Luciana Rabello (cavaquinho) e Celsinho Silva (percussão e pandeiro) e Cristóvão Bastos (piano).
Essa edição homenageia o grande compositor e violonista pernambucano Jaime Florence - o Meira.
Com esta série de shows - que passará ainda pelas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-oeste durante outubro e novembro - este trabalho circulará pelos Estados do país de onde saíram as composições que serviram de matéria-prima para a gravação dos 9 discos da coleção.
Oficinas e concerto didático
Como nas quatro edições anteriores, o V Festival Nacional de Choro tem caráter educativo e suas atividades são voltadas para a divulgação e a preservação do choro - o gênero mais antigo e rico da música instrumental do Brasil, presente desde o século XIX em todas as regiões do país - e a maior escola de instrumentistas da música popular da nossa história.
O Instituto Casa do Choro, em parceria com a Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, além de mostrar em shows este repertório precioso, realiza ainda em cinco cidades (Belo Horizonte, Brasília, Belém, Porto Alegre e São Luís) oficinas de instrumentos gratuitas direcionadas a músicos e estudantes de música e uma apresentação final dos alunos das oficinas juntamente com os professores.
As oficinas, em São Luís, serão realizadas de 01 a 04 de novembro na Escola de Música (Rua da Estrela, 363, Centro - 3218-9940) das 10h às 12h e das 15h às 17h e o concerto didático, com entrada franca, será no dia 31/10, às 16hs, no Teatro João do Vale.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.