São Luís

Defensoria comemora o Dia Internacional do Idoso

Atualizada em 27/03/2022 às 12h48

SÃO LUÍS - A Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Prefeitura de São Luís realizaram, nesta sexta-feira (1º), pela manhã, em parceria com entidades da rede de atendimento à pessoa idosa, uma vasta programação alusiva ao Dia Internacional do Idoso.

Este ano, o tema do evento foi “Idoso: Sempre é Tempo de Viver com Direito e Dignidade”. Entre as atividades, houve entrega de medalhas e apresentações culturais, na Praça Nauro Machado.

De acordo com Aldy Mello Filho, a comemoração ao Dia do Idoso é importante na medida em que provoca uma reflexão sobre a situação da pessoa idosa no país. “É preciso compreender o idoso como sujeito de direitos, como um grupo politicamente organizado, um segmento social merecedor de prioridades por parte dos executores das políticas públicas essenciais”, analisou.

Aldy Filho acrescentou que na Defensoria, entre os casos de violação dos direitos dos idosos mais comuns, está a tomada indevida de empréstimos consignados em seus contracheques, questões relacionadas à gratuidade do serviço de transporte público e a garantia do direito à saúde, principalmente, casos de tratamento clínico especializado e fornecimento de medicamentos. “A DPE atua administrativa e judicialmente na solução desses problemas”, disse.

O defensor geral, que entregou quatro medalhas a idosas voluntárias do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), informou o registro de 1.316 atendimentos de janeiro a agosto desde ano. As estatísticas do Centro apontam o abuso financeiro (38%) e a violência psicológica (37%), cometida principalmente por familiares, como os tipos de violência mais frequentes.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD/2007), a população idosa do Brasil corresponde a aproximadamente 20 milhões de habitantes, 10,5% da população brasileira. No Maranhão, os idosos somam mais de 500 mil pessoas.

O evento foi aberto pela Banda da Guarda Municipal e contou ainda com a participação do Conselho Municipal do Idoso, da Pastoral da Pessoa Idosa, do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), Sesc, Casa dos Conselhos, Federação Espírita do Maranhão e Associação Brasileira de Alzheimer. A Dança Portuguesa do grupo de convivência do Ciapvi encerrou o evento.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.