Maranhão

Bares ainda tentam se adaptar para cumprir Lei Antifumo

A lei, aprovada e promulgada pela AL em 2009, proíbe o fumo em ambiente fechado, público ou privado.

Werton Araújo/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (13), faz um ano que a Lei Antifumo entrou em vigor no Maranhão. A lei proíbe o fumo em ambientes fechados, públicos ou privados.

Em São Luís, os bares ainda tentam se adaptar para cumprir as exigências da legislação. Assista à reportagem de Werton Araújo, da TV Mirante.

Há um ano, acender um cigarro em ambientes fechados está proibido por lei. O objetivo é proteger o fumante passivo da inalação da fumaça liberada pelo cigarro.

A lei, aprovada e promulgada pela Assembleia Legislativa em agosto do ano passado, proíbe o fumo em qualquer ambiente fechado, público ou privado.

Um levantamento feito pela Vigilância Sanitária do Estado mostra que no primeiro ano de Lei Antifumo no Maranhão foram registrados apenas oito autos de infração. A Vigilância Sanitária informou que foram realizadas fiscalizações em 246 bares e restaurantes de São Luís.

Mesmo com a lei, o hábito ainda não foi mudado totalmente. Tem gente que insiste em fumar em locais onde o cigarro foi banido. Mas alguns estabelecimentos se adaptaram às novas exigências para escapar das punições.

Foto: Arquivo/O Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.