SÃO LUÍS - Uma campanha pelo lazer na avenida Litorânea está repercutindo na internet e ganhando a participação popular. A proposta é a de fechar ao trânsito de veículos, nos fins de semana, a via do lado da praia da avenida.
Veja, ao lado, na reportagem de Tiago Soares e João Pinheiro.
A proposta surgiu em um blog. E, como diz o próprio blogueiro, autor da proposta, a ideia é muito simples: reservar, todo sábado e domingo, a pista da avenida Litorânea, do lado do calçadão, para o lazer. O trânsito ficaria interrompido das 5h às 15h, para o passeio de bicicletas, corridas, patins, skate. Enfim, espaço livre e seguro para quem busca diversão, principalmente para as crianças, que hoje quase não tem onde brincar.
A proposta do blog ganhou a atenção dos internautas. A maioria é favorável. A ideia já funciona com sucesso em outras capitais brasileiras. São Paulo, por exemplo, três avenidas têm faixas exclusivas para ciclistas nos fins de semana. Em Curitiba, várias ruas viram pistas de atletismo. O mesmo ocorre na capital federal, Brasília, tanto na asa sul quanto na asa norte. E em Belo Horizonte, o projeto já recebeu nome: "Domingo, a rua é nossa". São Luís, pelo menos se depender da opinião pública, será a próxima capital a adotar a ideia.
"A proposta da faixa exclusiva de lazer na Litorânea virou campanha de cidadania e bem-estar", afirma o blogueiro. Para que se torne uma realidade, depende agora da participação popular.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.