São Luís

Filas, reclamação e atendimento precário nos postos de saúde

Em alguns postos, faltam médicos, enfermeiros e até funcionários para marcar consultas.

Tiago Soares/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h51

SÃO LUÍS - Filas, reclamação e atendimento precário nos postos de saúde de São Luís. Hoje (26) pela manhã, em pelo menos três deles o atendimento começou com horas de atraso. Em alguns postos, faltaram médicos, enfermeiros e até funcionários dos setores de marcação de consultas. Assista à reportagem de Tiago Soares, da TV Mirante.

No centro de saúde Bezerra de Menezes, no São Francisco, movimento era bem fraco esta manhã. O que não é muito estranho já que, até uma semana atrás, não havia médico no posto.

A TV Mirante chegou a mostrar a situação dos pacientes que, todos os dias, vinham em busca de atendimento e saiam decepcionados.

Depois de um mês sem médico, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já há sim um clínico geral fazendo atendimento, mas em horário bem restrito: somente terças e quintas, apenas no período da tarde.

Hoje pela manhã, até às 9h, não havia chegado nenhum enfermeiro. E, sem nenhuma justificativa.

A dificuldade de atendimento se repete em outros postos de saúde. Na unidade Mista do Bequimão, a professora Gilmara do Vale aguardava há mais de uma hora, por uma consulta.

Tempo perdido também na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga. Quem resolveu marcar consulta hoje, se deparou com enormes filas. Pior, sem expectativa de início para o atendimento.

No local também não havia nenhuma informação sobre o atraso no atendimento. Mas depois de tanta reclamação, a secretária do setor de urgência, Marizete Castro, aparece para explicar o que aconteceu. Ela conversou com os pacientes, mas não consegue convencer.

A produção da TV Mirante entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde para falar sobre o atendimento nos postos da Capital, mas não recebeu resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.