SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já escolheu as áreas que receberão os fumacês nesta sexta-feira (9), no Dia D contra a Dengue, em ação realizada na capital, numa parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A nebulização espacial, que tem como objetivo matar o mosquito adulto, ocorre na área Itaqui-Bacanga e nos bairros da Ilhinha e do São Francisco.
No total, 20 localidades estão sendo borrifadas com o inseticida Deltametrina. São elas: Anjo da Guarda, Bonfim, Sá Viana, Vila Mauro Fecury I e II, Gancharia, Fumacê, Vila Embratel, Argola e Tambor, Vila Izabel, Vila Nova, São Raimundo, Bacanga, Piancó, Jambeiro, Itaqui, Residencial Paraíso, Primavera, além da Ilhinha e do São Francisco.
Segundo o coordenador municipal do Programa da Dengue, Pedro Tavares, as localidades elencadas para os fumacês já registram alguns casos da doença. “Para evitar o aparecimento de novos casos e o desdobramento para a dengue hemorrágica, vamos agir de imediato nessas localidades para matar o mosquito adulto. Além disso, os agentes de endemias vão participar da ação com entrega de material educativo”, informou.
Nas semanas subsequentes, a ação vai continuar nos demais distritos da capital, como Centro e Coroadinho.
- A meta é realizar a nebulização espacial em todos os sete distritos de São Luís, evitando maior proliferação do mosquito. Enquanto isso, os agentes fazem a ação focal, visitando residências, repassando informações educativas e aplicando veneno para acabar com os criadouros de larvas - sinalizou Pedro Tavares, informando, ainda, que a campanha educativa será realizada nas escolas da rede pública de ensino e instituições públicas e privadas.
SES
Segundo o secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, conforme parceria firmada com a Secretaria Municipal de São Luís, a intensificação da nebulização espacial atingirá os demais distritos sanitários de São Luís.
- Vamos reforçar a frota dos veículos fumacê nos demais centros urbanos que apresentam índice de infestação do mosquito elevada. O nosso objetivo é evitar que a nossa população adoeça e esteja exposta a forma mais agressiva da doença, a dengue hemorrágica. Por isso, o Estado está de mãos dadas com o Município de São Luís para vencermos mais essa batalha - explicou o gestor estadual.
José Márcio Leite pediu a colaboração dos moradores dos bairros atingidos para que tomem as medidas adequadas no momento da nebulização.
- Para garantir maior eficácia do veneno, estamos passando com carros de som para informar a população sobre a necessidade de manter portas e janelas de suas casas abertas quando o fumacê passar. Orientamos também que alimentos e gaiolas sejam cobertas para evitar a exposição - disse ele.
Parceria
O anúncio da parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde foi feito, semana passada, durante reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Na ocasião, foi aprovado ainda o Plano Estadual de Contingência da Dengue no Maranhão.
- Como tem regiões do Maranhão onde a doença está silenciosa, tivemos condições de remanejar os equipamentos para a capital. Da mesma forma, vamos fazer nas outras macrorregionais de saúde - destacou o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Henrique Jorge dos Santos.
Fumacês
– Os carros de UVB (ultra-baixo volume), popularmente chamados de “fumacês”, são equipados com bomba leco para realizar a nebulização espacial. O inseticida Deltametrina é dissolvido em água e a borrifação realizada quarteirão por quarteirão com o veículo a 10Km/h. Para maior eficácia do veneno, a população deve manter portas e janelas de suas casas abertas quando o fumacê estiver passando pela rua.
Apesar de o inseticida ser tecnicamente aplicado em dosagem que não prejudica a saúde da população, alguns cuidados devem ser tomados. Recomenda-se que, principalmente crianças e pessoas alérgicas, permaneçam fora de casa de 15 a 20 minutos após a borrifação, assim como animais de estimação.
- Além disso, é importante que se cubra alimentos antes da borrifação do veneno para evitar possíveis problemas de intoxicação - orientou Pedro Tavares, coordenador municipal do Programa da Dengue.
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.