SÃO LUÍS - Desde a última quarta-feira (16) agricultores familiares, representando 18 empreendimentos maranhenses, participam da VII edição da Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo, em Brasília-DF. O evento, que será encerrado amanhã(20), reune 650 empreendimentos familiares e mais de 550 toneladas de produtos de todas as regiões do País, acontece em uma área de 30 mil metros quadrados e é uma mostra da produtividade e diversidade da agricultura familiar brasileira.
No espaço montado às margens do Lago Paranoá estão expostos e sendo comercializados produtos como queijos, salames, polpas de frutas, vinhos e geléias, granola de licuri, caviar de berinjela, xampu de andiroba, azeite virgem de castanha do Brasil, sabonete de babaçu, cracóvia e farinha de macadâmia, produzidos por agricultores, artesãos, extrativistas, comunidades indígenas, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária apoiados por políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Brasil Rural Contemporâneo 2010, que corresponde ao maior evento do ramo na América Latina, apresenta exclusivamente produtos da Agricultura Familiar, refletindo a importância do setor para a economia do país no qual há mais de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, significando a produção de 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros. Destaque-se que 87% da mandioca, 70% do feijão, 58% do leite e 46% do milho advém desse modo de produção.
Maranhão
Os agricultores familiares maranhenses, acompanhados por coordenadores da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), estão apresentando produtos locais, a exemplo da Associação das Mulheres de Mojó (Paço do Lumiar), que desenvolve artesanato a partir da fibra da bananeira; a comunidade de São João dos Pilões, que utiliza madeira reaproveitada; a Associação das Quebradeiras de Côco (Itapecuru-Mirim), com produtos como óleo, sabão, cestos e jarros; a biojóia produzida nos Lençóis Maranhenses, que está entre os 12 empreendimentos escolhidos para participar do Espaço Talentos do Brasil, e participou ontem do desfile da Coleção Passarada. Destaque para a comunidade quilombola de Alcântara, que na Feira expõe artesanato de barro. Produtores de outros municípios também participam do evento, como Lago do Junco, Chapadinha, Esperantinópolis e Codó.
Programação Institucional
Temas relevantes para o desenvolvimento da agricultura familiar no país estão sendo debatidos no evento, a exemplo da Gestão de Bacias Hidrográficas e o Pronaf Sustentável; Agricultura Familiar Orgânica: da sustentabilidade à segurança alimentar; Desenvolvimento sustentável com segmentos sociais vulneráveis: comunidades indígenas, pescadores e catadores (coleta seletiva); Titulação de terras e um ano do Programa Terra Legal; e a Proteção da Agrobiodiversidade e Direito dos Agricultores: Propostas para enfrentar a contaminação transgênica do milho.
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.