SÃO LUÍS - Diversos grupos e artistas maranhenses animaram o “São João do Maranhão: a mais bonita festa popular do Brasil”, na Praia Grande (centro histórico de São Luís), na quarta-feira (16), com apresentações em quatro espaços.
Na Praça da Casa do Maranhão se ouviam os batuques do tambor de crioula e no Canto da Cultura (no começo da Rua Portugal), batizado neste São João como Canto dos Artistas, cantores maranhenses se revezavam para dar conta da empolgação do público. A animação tomou conta, também, nos outros dois pontos, as praças da Casa do Maranhão e Valdelino Cécio.
No canto da Cultura quem primeiro subiu ao palco foi César Teixeira que, em meio a um repertório variado, fez com que as pessoas parassem para acompanhar a apresentação e, em muitos casos, dançassem e cantassem ao som de músicas já consagradas no Maranhão.
No meio do show, César Teixeira cedeu espaço para a apresentação do grupo Dançarte, que mostrou coreografias próprias para os diversos ritmos que compõem a cultura do Maranhão. Em seguida, César Teixeira retornou ao palco, para encerrar sua participação na noite e entregar responsabilidade de animar o público para o cantor Fernando de Carvalho.
Enquanto isso, o tambor de crioula Oriente fazia uma apresentação "É impressionante como elas dançam. É algo natural, não se vê nenhum tipo de esforço no balançar do corpo delas. Não sou de dançar, mas confesso que me empolgo com o ritmo", disse a pedagoga Luzia Dias, que acompanhou toda a apresentação.
A Praça Nauro Machado também cedeu espaço para apresentações variadas. Havia grupos para todos os gostos juninos. A quadrilha mirim Princesa da Felicidade do Coroadinho, por exemplo, mostrou que para aproveitar o São João não tem idade. Vestidos nas cores da bandeira do Brasil, os integrantes fizeram uma homenagem à Seleção Brasileira.
Paralelamente, outra quadrilha mirim, a Meu Ranchinho, se apresentava na Praça da Casa do Maranhão, que havia acabo de receber a Dança do Boiadeiro Estrela do Rodeio, também formada por crianças e adolescentes. Na Praça Valdelino Cécio foi o pé de serra quem animou o público.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.