SÃO LUÍS - Visando oferecer um produto da melhor qualidade aos seus clientes, e, cumprindo o que determina a Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realiza nova aquisição de produtos e materiais para análise de Controle Bacteriológico da Água nos Sistemas de Captação superficiais e subterrâneos de São Luís e do interior do estado.
Dentre os produtos adquiridos, encontram-se os meios de cultura (colilert, simplante), para detectar bactérias, coliformes totais e eschorichia coli na água. Foram adquiridos também, cartelas e bolsas para uso na coleta das amostras de água para realização das análises bacteriológicas. Todas as Estações de Tratamento de Água (ETA) da Companhia, incluindo poços e sistemas de captação de água bruta receberão os materiais.
Para o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da Companhia, Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho, oferecer água com bom padrão de potabilidade é uma política da Caema. “Nossa meta é servir os clientes com água tratada conforme a Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde. Segundo a Portaria, água para o consumo humano deve seguir um padrão rigoroso de qualidade que vai da coloração ao teor de salubridade encontrado no líquido”, informou.
A Caema realiza diariamente, as análises bacteriológicas da água nas Estações de Tratamento, nos Reservatórios, nas Redes de Distribuição e Poços de abastecimentos, través de um programa de monitoramento. As análises bacteriológicas também são realizadas quando ocorrem vazamentos nas redes de distribuição após a desinfecção do local.
Em são Luís, todos os poços em operação receberão o material que será distribuído através da Gerência responsável.
Atualmente a companhia opera com 349 poços na capital e a Gerência da Cidade Operária se destaca, com 139 poços. As Estações de Tratamento de Água do Sacavém e Italuís também receberão o material.
Está em processo de licitação, a aquisição de aproximadamente 504 toneladas de Flossilicato de Sódio, para serem usados no tratamento de água dos Sistemas de Abastecimento da capital e interior.
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.