São Luís

Cortejo marca início da programação oficial do São João

Na próxima sexta-feira, será aberta a programação junina nos espaços 'Viva', na capital.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - A temporada junina, promovida pelo governo do Estado, teve programação iniciada nesta sexta-feira (4) e a chuva que caiu durante toda a tarde alterou o roteiro, mas não tirou o brilho da festança. Planejado para começar às 17h e seguir da Praça Deodoro à Praia Grande, com participação de 11 manifestações folclóricas, o Cortejo Junino teve sua programação alterada, com os grupos se apresentando às 18h, na Praça Nauro Machado.

Mesmo com a chuva, um grande público lotou a Praia Grande para assistir à Quadrilha Paraíso do Sertão, do João Paulo; Dança Portuguesa Nova Geração ,da Vila Sarney; Coco Pirinã; Boi Meu Tamarineiro; de Ribamar; Grupo Piaçaba, Boi de Leonardo, Boi de Santa Fé, Boi Novilho Branco, Boi Upaon-Açu, Boi de Nina Rodrigues e Boi Brilho da Ilha. As apresentações, que se estendem até o dia 30 de junho, fazem parte da programação do "São João 2010: a mais bonita festa popular do Brasil".

Para a técnica administrativa, Silvia Galvão, o período junino é esperado com muita ansiedade pelos maranhenses. Mesmo sem a realização do cortejo, Silvia estava disposta a prestigiar as apresentações dos grupos. "Tudo isso é um incentivo para a nossa cultura. Eu gosto muito da época do São João. Todos nós ficamos à espera desse período", disse.

Este é o segundo ano que Jailson Costa, de 12 anos, dança no Boi de Santa Fé e ele diz que não pretende parar. "Gosto muito de brincar no boi. É uma tradição familiar", comentou. A estudante e brincante do Boi de Upaon-Açu, Márcia Silva, ressaltou que é grande a expectativa para o São João 2010. “Queremos agradar os maranhenses e os turistas que estão na cidade. Esta é a primeira vez que brinco como índia e estou gostando bastante”, declarou.

Na próxima sexta-feira (11), será aberta a programação junina nos espaços "Viva" e nos demais arraiais organizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), espalhados pelos bairros de São Luís.

Em locais como Ceprama, Renascença e Vila Palmeira, a programação ocorre de 18 a 30 de junho. Nos Vivas e arraiais da Cohab, Cohatrac e Cohajap será de 23 a 29 de junho.

Os "Vivas" que recebem programação junina patrocinada pelo governo do Estado são: Anil, Angelim, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima,Cidade Operária, Desterro, Estiva, Fé em Deus, Ipase, Jaracati, João de Deus, João Paulo, Liberdade, Madre Deus/Saudade, Maiobão, Monte Castelo, Planalto Turu, Raposa, Retiro Natal, Vila Embratel, Vila Fialho e Vinhais.

Com informações da Secma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.