SÃO LUÍS - A cultura maranhense será debatida amplamente na Semana Nacional dos Museus, que foi aberta, oficialmente, ontem (18) à noite, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão.
Veja, ao lado, na reportagem de Werton Araújo e Francisco Batalha.
Museus de portas abertas para uma programação especial. Além do acervo exposto permanente, a semana será de debates, exposições e apresentações artísticas. Em São Luis, o palacete que abriga o Museu Histórico e Artístico do Maranhão se transformou num grande palco para a abertura da semana nacional de museus. Um concerto com vozes e instrumentos saudou visitantes e convidados.
A Semana Nacional de Museus tem o objetivo de aproximar e integrar os museus da sociedade por meio de atividades realizadas simultaneamente em todo o país.
Na programação da noite de abertura, a diretora do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, Célia Corsino, ministrou uma palestra sobre o novo papel dos museus que deixaram de ser apenas espaços de preservação da história.
Hoje, passado e presente convivem em harmonia e ajudam a fortalecer a identidade cultural de cada região. A ideia é reforçar o papel dos museus como instituições ligadas ao mundo contemporâneo, estimulando discussões, reflexões e valorizando a diversidade.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.