SÃO LUÍS - Revoltados com a falta de pavimentação e saneamento, moradores de Itapecuru interditaram nesta terça-feira (18), de manhã a BR-222.
A fumaça na pista é apenas o resquício de mais de seis horas de manifestação. Moradores do município de Itapecuru Mirim interditaram a BR- 222 e a avenida Professor Antônio Olívio Rodrigues, no Centro da Cidade.
Os moradores protestam contra a falta de infraestrutura desde o ano passado. Em agosto de 2009 chegaram a fazer um abaixo-assinado e denunciaram a situação ao Ministério Público
Quase um mês depois da cobrança, a Prefeitura enviou um documento, onde explica que o saneamento básico não é de competência da administração municipal, mas sim do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre - o Dnit.
Quanto ao sistema de esgoto, a Prefeitura prometeu que enviaria ao local uma equipe para avaliar o problema. Mas, isso aconteceu há oito meses e até agora, não houve nenhuma providência.
Os manifestantes liberaram a BR-222 sob a promessa de que amanhã (19), representantes do Dnit e da Prefeitura de Itapecuru irão conversar com os moradores. Mas, já garantiram que, se a reunião não acontecer, farão nova manifestação e, desta vez, irão interditar a ponte sobre o rio Itapecuru, onde não há como fazer desvio no tráfego.
Apenas a avenida, paralela à BR, continua interditada, como sinal de que o protesto ainda não acabou.
O superintendente do Dnit informou que a partir de quinta-feira (20), se não chover, será iniciada a drenagem superficial do trecho da BR, para que em seguida comece a pavimentação dos 500 metros de pista danificados pela água.
A assessoria da Prefeitura de Itapecuru também confirmou o início das obras para quinta-feira (20), mas informou que a responsabilidade da Prefeitura é com os tubos da galeria para escoamento de água, que já estão no local. Assista à reportagem da TV Mirante.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.