SÃO LUÍS - Depois de um longo processo de estudos e investimentos, além de um período experimental, a TV Mirante de São Luís dará início, oficialmente, nesta segunda-feira, 3 de maio, à transmissão do seu sinal digital. Com torre, antena, transmissor e outros novos equipamentos já instalados e em funcionamento experimental desde o início de dezembro de 2009, a emissora maranhense afiliada à Rede Globo entra na nova Era da televisão brasileira, com previsões otimistas de, em pouco tempo, estar completamente inserida no mundo da TV Digital.
Desde que começou a ser discutida a TV Digital no Brasil, a presidência da TV Mirante também deu início às perspectivas de mudanças. Com a definição do padrão da TV Digital brasileira, o planejamento foi feito e, um ano antes do que a lei determina para as emissoras das capitais brasileiras, a TV Mirante começou a trabalhar com o sinal digital. O prazo legal para a implantação da TV Digital nas capitais é até o final de 2010.
“Nós estamos acompanhando o avanço na tecnologia, investindo alto, nos preparando para o que ainda vem no futuro, porque o reflexo imediato dessas mudanças são quase inexistentes. Menos de 10% dos nossos telespectadores assistirão o início da transmissão digital aqui em São Luís. Contudo sabemos que uma vez a TV Digital consolidada, não haverá limites, a televisão passará a ser outro negócio!”, declarou Fernando Sarney, presidente do Conselho de Administração do Sistema Mirante. Para entrar na Era Digital da televisão brasileira, a empresa está investindo cerca de R$ 10 milhões, valor que engloba a compra da torre, antena, transmissor, câmeras digitais, equipamentos de transmissão, reforma e ampliação da sua sede, entre outros detalhes.
Equipamentos
Um dos primeiros investimentos feitos para dar início ao sinal digital da TV Mirante foi feito com a compra, no final de 2007, do sistema irradiante: torre, cabos, antena e transmissor. No total, o sistema irradiante custou 1,5 milhão de dólares. “Essa é uma das principais mudanças que tiveram que ser feitas para a TV Mirante passar a ser digital. Isso porque tivemos que planejar a instalação da nova torre, que é muito maior, e a instalação do transmissor, que também é bem diferente do que temos na TV Analógica”, diz Luiz Moraes, diretor de Engenharia da TV Mirante. Para essas adaptações, foi necessário reformar e ampliar a sede da TV Mirante em São Luís.
A segunda etapa dos investimentos, já feita pela TV Mirante, é na nova Central Técnica: equipamentos por onde trafegam todos os sinais que a emissora recebe e envia. “Todos os sinais que chegam, por exemplo, da Rede Globo e da Embratel, têm que passar por essa Central Técnica, assim como o nosso sinal também passa por lá para depois ser distribuído”, explica Luiz Morais. Atualmente, a Central Técnica possui apenas 5 hacks. Na nova central serão 18, além de novos aparelhos que só apareceram na TV Digital, como o multiplex, que fará o endereçamento dos dados de vídeo e áudio.
Também já está em funcionamento o Master Digital, equipamento imprescindível para a nova transmissão. Mas qual o papel dele nesse processo da televisão? No Master é onde é determinado qual sinal vai aparecer nas televisões de cada pessoa. Um profissional, chamado de operado de Master determina, por meio de botões, o que aparecerá nas telas a cada momento. É nesse local que se escolhe se o que vai ser transmitido será o programa que está passando na TV Globo do Rio de Janeiro, que vem do sinal da rede, ou se, naquele momento, os telespectadores da TV Mirante irão assistir a um programa, ao vivo, feito no estúdio da TV. “É o operador de Máster que fica responsável por colocar os sinais no ar, na hora certa, no momento certo”, explica Samira Salomão, gerente de programação da TV Mirante, ressaltando que os operadores de Master da TV Mirante já estão se capacitando para a tecnologia digital, estudando e fazendo cursos próprios para o trabalho. “O nosso objetivo é capacitar os profissionais que sempre trabalharam na TV Analógica para que eles possam continuar seus trabalhos nessa nova fase da televisão brasileira”, completa Samira.
Além do Master Digital, a TV Mirante, em breve, também adquirirá o Master One Seg, que será responsável pelo envio de toda a programação, e de uma programação diferenciada, para as televisões portáteis e móveis. O sinal igual à da TV, porém, já está sendo transmitido para os celulares e notebooks.
A TV Mirante já começa hoje, também, a operar com um equipamento chamado EPG, responsável pela inserção das informações de programas, como as sinopses de filmes, horários de exibição, relógio etc. “Começar a trabalhar com esse equipamento não é tão difícil. Basta ter as informações técnicas e digitar. Para quem já trabalha com os caracteres nos telejornais, é bem simples”, adianta Luiz Moraes.
Transição
Apesar da TV Mirante estar adiantada um ano em relação ao prazo da implantação da TV Digital nas capitais, ainda há muito a ser trabalhado para que tenha-se a programação completa em HD – alta definição. Esse ano de 2010, por exemplo, será uma fase de transição. E, e por lei, até 2016, todas as transmissões deverão ser feitas em HD e SD (standart definicion - digital, mas não em alta definição). Ou seja, serão duas antenas e dois transmissores trabalhando ao mesmo tempo. “Por enquanto, nós vamos ter duas emissoras, duas televisões, duas antenas, dois transmissores, dois gastos”, comenta Fernando Sarney.
Veja como funcionará a transmissão da TV Mirante:

Desde o início de dezembro, a transmissão do sinal digital foi experimental. Isso ocorreu para que os equipamentos fossem testados, assim como a recepção, para que tudo ficasse alinhado para hoje, o lançamento oficial dessa transmissão.
Mesmo com a transmissão oficializado, a TV Mirante não estará, ainda, com sua programação completa em HD. A previsão é que isso torne-se realidade até o fim deste ano de 2010. Para isso, estão sendo escolhidas as câmeras digitais que serão utilizadas nas reportagens, as que serão instaladas nos estúdios, bem como outros equipamentos e softwares necessários, a exemplo de um servidor, no qual material produzido ficará armazenado. “Se é para investir em TV Digital, que seja investido logo para se ter todos os equipamentos em HD. O sinal digital é muito bom, mas ou você tem tudo ou você não tem nada!”, revela Luiz Moraes.
Enquanto ainda não tiver a produção local em HD, quem tiver a recepção digital em casa receberá apenas a programação da TV Mirante em SD e, em HD, alguns programas da Rede Globo, ou seja, a novela das 21h, jogos de futebol, Globo Repórter, Profissão Repórter, minisséries, especiais e filmes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.