Semana do Livro

Meio ambiente serve de inspiração para jovens leitores

Largo do Desterro recebeu a caravana que ofereceu um mundo de descobertas por meio dos livros.

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

SÃO LUÍS – Uma boa notícia: crianças começam, desde cedo, a se preocupar com temas ambientais, tanto que na Semana do Livro Infantil e Juvenil, o meio ambiente serviu de inspiração para a criançada.

O largo do bairro Desterro, em São Luis, recebeu a caravana que ofereceu um mundo de descobertas por meio dos livros. A criançada aos poucos era levada por fábulas, heróis, pela estrada a fora da imaginação. Uma riqueza que não dá para enjoar, principalmente quando a história é contada como nos tempos da "vovó". É pela interpretação dos contadores de história que vão nascendo futuros leitores.

Os livros estimulam a imaginação. Quanto mais cedo se começa a ler, mais rápido vem à vontade de criar a própria história. Eles tiveram a chance de exercitar o talento. O tema demonstrou que a grande preocupação com o meio ambiente incomoda também os pequenos leitores. No desenho, o sonho de um mundo mais verde, ganha traços, cores, esperança.

Tem, ainda, aqueles que não querem ficar só na brincadeira. A escritora carioca Ana Velho mostrou que é possível falar de educação ambiental para crianças. No livro, o lixo vira personagens de uma história que ensina a reutilizar. A escritora mostrou, na oficina, como é fácil usar a criatividade na reciclagem do plástico.

No espetáculo da literatura, o incentivo para se formar leitores e escritores no futuro.

Veja na reportagem de Werton Araújo e Francisco Batalha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.