Educação

Programa Educação Inclusiva em discussão até sexta-feira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

SÃO LUÍS - A solenidade de abertura do Curso de Formação de Gestores e Educadores do “Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade”, nesta segunda-feira (12), no Abbeville Hotel, em São Luís, contou com a presença de representantes de 100 municípios do Maranhão, além de autoridades e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento se estende até sexta-feira (16).

O programa é desenvolvido pela Semed, em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação.

No Maranhão, o município de São Luís é o polo do Programa “Educação Inclusiva”, que integra 100 municípios.

O programa pretende disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos e apoiar o processo de implantação e implementação nos municípios de abrangência. O programa também tem como objetivo garantir o acesso, a permanência e o sucesso de todas as crianças, jovens e adultos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação no sistema regular de ensino.

A programação cultural contou com a apresentação de alunos da Escola Municipal de Música, que executaram o Hino Nacional e o Hino da Cidade, e do aluno da Educação Especial da Unidade de Educação Básica Alberico Silva, Natan Almeida, que declamou a poesia “Saber Viver” de Cora Coralina.

No evento, também estiveram presentes o vereador de São Luís, José Joaquim; o promotor de Justiça, Paulo Avelar; e representantes de organizações parceiras da Semed, dentre outros.

Até o dia 16, serão discutidos temas como: “Acessibilidade”; “A escola na perspectiva da educação inclusiva - construção do projeto pedagógico”; “Direito das pessoas com Deficiência”; “Ensino e Aprendizagem na escola Inclusiva”; “A importância do atendimento Educacional Especializado na aprendizagem do aluno com deficiência”; “A Política Nacional de Educação Inclusiva” com debates, mesas redondas, conferências e oficinas.

Com as informações da Semed.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.