Imunização

Vacinação contra gripe A só recomeça na segunda em São Luís

Como a vacinação passou da meta estabelecida, os postos ficarão fechados a partir de hoje.

Roberta Gomes/ Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h57

SÃO LUÍS - A partir de hoje, quinta-feira (1º), até o domingo (4), os postos de saúde de São Luís estarão fechados e não oferecerão a vacinação contra a gripe A (H1N1). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apesar do calendário nacional de vacinação, nesta segunda etapa - gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças com menos de 2 anos -, ir até o dia 2 de abril, amanhã.

De acordo com Mildes Mendes, chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, os postos poderão ficar fechados porque a vacinação, em São Luís, foi além da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. "Aqui em São Luís a vacinação dessa segunda etapa já foi concluída oficialmente. Fomos além da meta estabelecida. As doses da vacina contra a gripe A foram todas utilizadas, inclusive as reservas. Apesar do calendário nacional, lembramos que iniciamos a vacinação aqui antes da data definida pelo ministério, com 300 postos disponíveis", disse Mildes Mendes.

Dados do Ministério da Saúde comprovam a afirmação. A meta estabelecida para vacinação de gestantes em São Luís era 14.455 e foram vacinadas 22.990. Para as crianças com menos de 2 anos, a meta era 27.387 e foram vacinadas 35.512. Também além da meta, foram vacinados na cidade 98.936 portadores de doenças crônicas.

No Maranhão, contudo, as metas de vacinação nessa segunda etapa não foram alcançadas. A vacinação para as crianças, cuja meta é de 188.316, só atingiu 122.690. Para o grupo das gestantes, o número é 131.199, mas apenas 66.030 foram vacinadas. "Para tentar atingir a meta, é possível que postos de saúde em municípios do interior do Estado funcionem hoje e amanhã", comentou Mildes Mendes, sem precisar, porém, quais esses locais.

Próxima etapa

A chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis alerta, contudo, que gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas continuarão podendo se vacinar, desde que com comprovação. "Como a etapa destinada a eles se encerrou, eles terão que comprovar que têm doenças crônicas para que outras pessoas, que não estão nessa situação de risco, tomem a dosedesnecessariamente", explica Mildes Mendes.

A terceira etapa que começa na segunda-feira (5) será destinada aos adultos com idade entre 20 e 29 anos, que terá que ser comprovada por meio de documento de identificação com foto. A vacinação nesta terceira etapa vai até o dia 23 de abril e a meta para o Maranhão é vacinar 1.302.491 pessoas. Só em São Luís, deverão ser vacinadas 223.048.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.