São Luís

Inmeq inicia operação de aferição de barreiras

A operação foi iniciada na Avenida Vitorino Freire, no bairro da Areinha.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO LUÍS - Técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) iniciaram, nesta terça-feira (16), a Operação Barreira Eletrônica, que tem como objetivo aferir os 17 instrumentos de monitoramento de velocidade instalados em vários pontos de São Luís.

A operação foi iniciada na avenida Vitorino Freire, na barreira que fica em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA). Em veículo equipado com cronotacômetro, instrumento para medição de velocidade desenvolvido pelo Inmetro, os fiscais fizeram os testes nas três faixas da avenida, e não constataram irregularidades.

“Para a aferição metrológica o erro admitido é de 5Km/h para velocidades até 100 km/h, e 5% para velocidades superiores a 100 km/h”, informou o metrologista Hosano Sousa.

Quando é constatado algum erro, a empresa proprietária ou operadora da barreira é notificada para desligar o equipamento e providenciar o conserto. Feito o reparo, a barreira é submetida a um novo teste.

A operação realizada pelo Inmeq chamou a atenção de motoristas e pessoas que passavam pelo local. “É bom saber que o Inmeq está realizando esse trabalho, pois as multas geradas por esse sistema são altas e o instrumento precisa estar funcionando bem para não lesar os motoristas”, afirmou o taxista Antonio Carlos Jansen.

Segundo o presidente do Inmeq, Alexandre Almeida, o limite de velocidade nas barreiras, que hoje é de 40 km/h, é determinado pelo poder público municipal. O instituto apenas verifica as programações dos instrumentos.

“A nossa função é garantir aos motoristas que as barreiras estejam operando em perfeitas condições, assim após os testes, quando não constatados problemas, nós emitimos um certificado que tem validade de um ano. Expirado esse prazo, as barreiras precisam, obrigatoriamente, ser testadas novamente”, explicou.

Inspeções

Alexandre Almeida esclareceu, ainda, que o órgão deverá, ao longo do ano, realizar inspeções de verificação. “Nessas inspeções nós fazemos uma vistoria completa no sistema para identificarmos se a barreira não sofreu nenhum dano, principalmente, no que diz respeito ao lacre colocado pelo Inmeq”, detalhou.

Devido às dificuldades de realizar a operação durante o dia, em decorrência do trafego intenso de veículos, as próximas etapas da operação serão realizadas no período da noite.

Fonte: Secom/Governo do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.