SÃO LUÍS - Começa nesta segunda-feira (8), em todas as unidades da rede municipal de saúde, a Campanha de Vacinação contra a Influenza A (H1N1), coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). De acordo com a Coordenação de Imunização da Vigilância Epidemiológica do Município, mais de 520 mil pessoas devem ser vacinadas em São Luís até maio, quando a campanha nacional do Ministério da Saúde encerrará.
A estratégia de vacinação contra a Influenza A se dará em cinco etapas, voltadas para a imunização de grupos prioritários, pré-determinados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Semus, Rita de Cássia Carneiro, a meta é alcançar 80% de cada grupo selecionado.
“A vacina contra a Influenza A (H1N1) é de extrema importância para proteger a população de uma possível segunda onda do vírus. A administração da vacina é indiscriminada para cada grupo prioritário, independentemente do antecedente de vacinação ou doença”, disse Rita de Cássia Carneiro.
Indígenas que moram em aldeias e profissionais da área de saúde – que trabalham em hospitais e centros de saúde – serão os primeiros imunizados com a campanha. Na segunda etapa, será a vez das gestantes em qualquer idade gestacional. Os portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e as crianças com idade entre 6 meses e menos de 2 anos serão imunizados na terceira etapa. Na quarta e quinta etapas, está a população adulta com idade entre 20 e 39 anos.
Vale lembrar que as pessoas que têm doenças crônicas com indicação da vacina contra Influenza A (H1N1) devem apresentar documentação que comprove a enfermidade, podendo ser receita médica, exame ou a declaração do médico.
Cronograma de vacinação
1ª etapa: de 08 a 19 de março
- População indígena aldeada;
- Trabalhadores de serviços de saúde.
2ª etapa: de 22 de março a 02 de abril
- Gestantes (em qualquer idade gestacional);
- Portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos;
- Crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos (que terão
segunda dose agendada para 30 dias depois da 1ª dose).
3ª etapa: de 05 a 23 de abril
- População adulta de 20 a 29 anos.
4ª etapa ‘a’: de 24 de abril a 07 de maio
- Portadores de doenças crônicas com 60 anos ou mais;
4ª etapa ‘b’: de 26 de abril a 07 de maio
- Segunda dose para crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos.
5ª etapa: de 10 a 21 de maio
- População adulta de 30 a 39 anos
Fonte: Secom/Prefeitura
Saiba Mais
- Cinco casos de H1N1 foram registrados no MA, em 2014
- Dia "D" de mobilização contra gripe ocorre neste sábado
- Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 22
- Mulher morre vítima de gripe A / H1N1, em hospital particular de SL
- Ministério da Saúde manterá ações de monitoramento e prevenção da gripe suína
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.