PAÇO DO LUMIAR - O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão iniciou, nesta segunda-feira (22), o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores de Paço do Lumiar. Eles têm até sábado para se recadastrar, mas, hoje mesmo, muita gente já fazia fila para o atendimento. Assista à reportagem de Tiago Soares, da TV Mirante.
Eles chegaram cedo e mesmo assim não conseguiram evitar a temida fila. São os eleitores de Paço do Lumiar que vieram para o recadastramento biométrico. Cerca de mil e oitocentas pessoas por dia, em busca de maior segurança no voto.
Para quem veio hoje, enfrentando fila e calor, há um sentimento que motiva apesar de tudo isso: a esperança de evitar fraude nas eleições. É exatamente essa a principal proposta do recadastramento biométrico.
O sistema biométrico utiliza a foto e a impressão digital para identificar o eleitor. O que promete trazer maior segurança nas eleições porque impede, por exemplo, que uma mesma pessoa vote duas vezes.
A meta é recadastrar todos os 49.972 eleitores, diferente do que aconteceu em Raposa, onde quase 40% dos eleitores não compareceram e tiveram os títulos cancelados. Em Paço do Lumiar, 50% já se recadastraram.
Saiba Mais
- Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique
- Veja até quando é possível justificar voto do 2º turno
- Apenas 10 governadores elegeram aliados nas capitais
- PL de Bolsonaro vence PT de Lula na "batalha" das capitais
- Imperatriz define primeiro prefeito eleito em segundo turno domingo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.