SÃO LUÍS - A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) iniciou, em dezembro de 2009, as obras de recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto do Jaracati que se encontrava desativada há pelo menos dois anos. Já no início deste ano, os serviços foram iniciados também na Estação de Tratamento de Esgoto do Bacanga.
De acordo com o diretor de Projetos e Obras da companhia, José Ribamar Rodrigues Fernandes, as obras estão sendo desenvolvidas em três fases distintas: na fase preliminar é feito todo um trabalho de recuperação da rede, tubulação que leva os dejetos das residências até a estação.
A segunda fase contempla a bateria dos reatores (por onde os dejetos passam na primeira fase de tratamento) e por último a ozonização (fase em que os dejetos são tratados com o elemento químico Ozônio, para depois serem colocados em seu destino final). "A finalidade é dar tratamento adequado aos dejetos que antes não eram tratados", disse o diretor, destacando que, após a conclusão dos serviços (aproximadamente 120 dias), os esgotos serão despejados em locais seguros, atendendo a legislação ambiental que estabelece procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e de outras providências.
Para o presidente da Caema, João Reis Moreira Lima, essa é mais uma conquista da nova administração. "É uma obra de grande importância para a população de São Luís, pois significará melhoria na qualidade de vida dos ludovicenses", disse.
Para o gestor da obras, engenheiro Marco Aurélio Aires, as obras são importantes porque além de tratar de forma eficiente os dejetos, essa iniciativa contribuirá para a diminuição das doenças causadas por vinculação hídrica.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.