Estradas

Piloto de Fórmula Indy dá dicas para dirigir em pista molhada

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h02

SÃO PAULO - Entre todos os perigos que uma estrada pode oferecer aos motoristas e passageiros brasileiros, as condições do tempo têm uma importância imensa.

Experiente em pista molhada, o piloto de Fórmula Indy Bruno Junqueira também se preocupa com a visibilidade em dias de chuva. “O primeiro passo é acender o farol.”

O código de trânsito prevê multa de R$ 85 e quatro pontos na carteira para quem rodar com farol apagado na chuva em rodovias. Além da multa, o documento do veículo fica apreendido.

Com asfalto escorregadio, é importante manter controle no acelerador. “Quando você vê que tem uma curva, tire o pé, já diminui a velocidade antes da curva. A maioria das vezes nem vai precisar frear. Se sentir que precisa frear um pouco, freie antes da curva e aos poucos”, explica Junqueira. Outra dica é nunca frear forte e nem durante a curva, além de aumentar a distância de outros veículos.

Pista molhada exige mais atenção dos motoristas e muita estabilidade dos veículos. Qualquer falha mecânica pode ter conseqüências bem mais graves se estiver chovendo. Amortecedores, alinhamento e balanceamento das rodas devem estar em dia. Até a calibragem errada é um perigo. Mas o mais importante é a conservação dos pneus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.