SÃO LUÍS - O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano - Secid, Filuca Mendes concede, nesta manhã, entrevista ao programa Ponto Final, apresentado pelo jornalista Roberto Fernandes, na rádio Mirante AM. Durante a conversa, ele tranquilizou a população interessada em se inscrever no Programa Minha Casa, Minha Vida, para que não entre em desespero, provocando filas extensas nos postos de cadastramento do programa, na capital maranhense. Filuca garantiu que a Secid, agente responsável pelo cadastramento, criará mais três postos estratégicos de atendimento. Eles atenderão à população, a partir de janeiro de 2010. "Essa etapa será feita de maneira mais criteriosa, principalmente, com quem está vindo do interior para fazer inscrição em São Luís", declarou.
O secretário Filuca Mendes disse estar preocupado com a vinda da população do interior do Estado para fazer inscrição em São Luís, mas encara com naturalidade essa migração. "Portanto, é uma tendência natural, pois São Luís é a cidade onde serão construídas mais unidades habitacionais. Essa oferta acaba provocando o êxodo rural. Agora, o Estado tem que rever políticas públicas para estruturar os municípios - ressaltou.
Embora reconheça o déficit habitacional no Maranhão, Filuca Mendes garantiu que o objetivo do "Programa Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e a iniciativa privada, é corrigir o déficit entre 15% e 20% e possibilitar moradia digna e melhores condições de vida a pessoas beneficiadas e que realmente precisam.
- Idealizamos oito postos de cadastramento do programa em São Luís, em torno de uma previsão trabalhada em parceria com a Caixa Econômica Federal. Para nossa surpresa o número de inscritos, que já chega a 90 mil, extrapolou com que estava previsto - explicou.
As inscrições para o programa 'Minha Casa, Minha Vida', que seriam encerradas no dia 18 de dezembro, foram prorrogadas com prazo previsto para esta quarta-feira, dia 23. Segundo a Secretaria de Estado das Cidades, o adiamento se deve a grande demanda nos postos de atendimento nos municípios localizados na Ilha de São Luís. Os interessados devem levar CPF e carteira de identidade do beneficiário e do cônjuge.
Minha Casa, Minha Vida
O 'Minha Casa, Minha Vida' é um programa do Governo Federal, por intermédio da Caixa Econômica, em parceria com o Governo do Estado, direcionado a pessoas de baixa renda que ganham de 0 a 3 salários mínimos. Ao todo, serão construídas 15 mil unidades habitacionais em São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.