Maranhão

Sectec debate instalação de Centro de Inovação na Raposa

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado realizou, nesta quinta-feira (19), o seminário “Ciema: inovação e empreendedorismo em prol do desenvolvimento”. O evento ocorreu na Câmara Municipal do município de Raposa e abordou a construção dos Centros de Inovação e Empreendedorismo do Maranhão (Ciema), que atuarão como agentes de desenvolvimento local.

Por meio dos centros serão promovidos a transferência de conhecimentos e tecnologias, capacitação tecnológica, difusão científica, além de servir como ambiente para estruturação e formação de redes de negócios possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas soluções tecnológicas e empreendedoras.

Segundo a coordenadora de implantação do Ciema, Kerlen Ferreira, Raposa será o primeiro município a receber o empreendimento no Maranhão. Várias prefeituras se mostraram interessadas e criaram condições para instalação do projeto.

Inicialmente serão instaladas 16 unidades em diferentes regiões do Estado, onde serão desenvolvidos cursos e ações específicas para o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Para Kerlen Ferreira é importante detectar quais os cenários existentes em cada localidade para que o trabalho seja bem direcionado. “Vamos trabalhar para desenvolver as potencialidades já existentes em cada região”.

Debate

O Seminário teve como objetivo discutir com a população, gestores, lideranças locais, sociedade civil e técnicos estaduais, a forma mais eficaz para o desenvolvimento local com a instalação do Centro e para aproximar a comunidade do empreendimento.

Participaram do evento, o vice-prefeito de Raposa, Aroldo Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal de Raposa, Ildes Barros; técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e secretários municipais. O evento destacou a importância do envolvimento do município no processo de implantação do Ciema e promoveu o debate público em torno dos papéis e das vocações locais para a plena efetivação do mesmo.

Para a secretária de Pesca, Indústria e Comércio de Raposa, Lavina Lisboa Dias, o projeto vai servir para capacitar o trabalhador e criar um novo perfil na relação com o mercado local. “Jovens e adultos de Raposa poderão ter acesso à capacitação para áreas como o turismo, agricultura, meio ambiente, entre outras”.

Francisco da Silva Oliveira, comerciante local, define a implantação do Ciema como uma resposta positiva do Governo do Estado aos anseios que a cidade já apresenta há muito tempo. “Essa era uma necessidade que ainda não tinha sido atendida pelas autoridades. Precisamos de ações desse tipo para fazer com que nossos jovens tenham oportunidade de aprender e se desenvolver no nosso município sem ter que sair daqui para buscar as oportunidades em outro lugar”, destacou.

Para o professor Wilson Vieira, da Assessoria de Planejamento da Sectec e que representou o secretário Waldir Maranhão no evento, “não se muda as condições de desenvolvimento de um povo sem passar pela Educação e o Governo do Estado, por meio da Sectec e de importantes parceiros, está buscando este caminho na Raposa e demais municípios maranhenses”.

No final do evento foi definida uma agenda mínima contendo as ações a serem executadas no local e a definição do Arranjo Produtivo Local para ser trabalhado na Unidade como projeto piloto.

Os Centros de Inovação e Empreendedorismo do Maranhão (Ciema) funcionarão com uma estrutura composta por laboratórios, salas de aula, salas de capacitação e um sistema de Educação a Distância via satélite.

As informações são da Sectec.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.