Voo 447 da Air France

Ministro francês quer retomar buscas à caixa preta

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

RIO - O ministro francês Alain Joyandet afirmou, em entrevista neste sábado (7), após participar da homenagem às vítimas do voo 447, que o governo francês espera retomar as buscas pelas caixas pretas em fevereiro de 2010.

“Já houve acidentes do mesmo tipo em que se conseguiu encontrar a caixa preta. O avião está a 4 mil metros de profundidade, mas isso não torna impossível e não nos impede de fazer essa busca”, disse o ministro francês, encarregado da Cooperação e Francofonia.

De acordo com o ministro, em 2010, na data de aniversário do acidente, que ocorreu no dia 31 de maio, o governo francês fará uma mesma homenagem às famílias em Paris. Ele destacou a importância da estreita relação entre os governos do Brasil e da França, o que tem contribuído tanto para confortar as famílias, como para investigar o acidente.

Homenagem

As vítimas do voo 447 receberam uma homenagem da Air France neste sábado, com a presença do ministro francês Alain Joyandet. Em ato ecumêmico, cerca de 600 familiares compareceram à inauguração do memorial no Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, na Zona Sul do Rio. A cerimônia não foi aberta ao público geral ou à imprensa.

O memorial, instalado pela Air France, é composto de uma peça de material translúcido criada pelo arquiteto Ricardo Villar e de paisagismo projetado por Fernando Chacel. O monumento representa 228 andorinhas traz gravada a expressão "em memória" nos 21 idiomas das nacionalidades presentes no voo.

“Acho que as famílias precisavam dessa homenagem. Esse luto ainda é difícil porque não temos muitas informações”, disse o ministro.

Em entrevista , ele lembrou que o acidente envolveu pessoas de 32 nacionalidades. Entre os mortos há 50 brasileiros e 72 franceses.

“Estou representando o presidente Sarkozy e agradeço muito ao Rio por prestar essa homenagem às famílias. Espero que um dia a gente possa esclarecer esse trágico acontecimento”, disse o ministro, acrescentando também que alguns de seus amigos íntimos perderam filhos no acidente.

Durante a homenagem, alguns parentes de vítimas do acidente protestaram contra a iniciativa da Air France afirmando que não foram consultados sobre o local e as condições de realização da cerimônia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.