Segurança

Construção de muro na UFMA reduziu assaltos

Obras devem ficar prontas em 30 dias e fazem parte de um amplo projeto.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃÓ LUÍS - Atualmente, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) registra apenas um ou dois assaltos por mês, o que já pode ser considerado um grande avanço, segundo a administração do local. O dado atual é reflexo, entre outros, da construção de um muro em torno de todo o campus do Bacanga. As obras devem ficar prontas em 30 dias e fazem parte de um amplo projeto, que prevê a eliminação de possibilidades de roubos e furtos na área, garantindo a segurança de funcionários, professores e alunos da instituição de ensino.

Nos últimos 24 meses, a média de assaltos ocorridos no interior do campus era de três a quatro e em 2009 este índice já foi reduzido em pelo menos 50%. Outubro ainda não apresentou um único caso. No entanto, faltam dados estatísticos mais precisos sobre a situação. Segundo a Prefeitura do Campus, quando foi iniciada a construção do muro ao redor da universidade, era notório o abandono da área, que servia como depósito de lixo e de esconderijo para assaltantes e desocupados, afetando não somente a comunidade acadêmica, mas toda a vizinhança.

"Além da construção do muro, adquirimos duas motocicletas e dois carros para a segurança motorizada. Estamos trabalhando com a vegetação rasteira em alguns pontos e investimos em fiscalização para evitar que os marginais voltem a se abrigar no matagal", revelou Antônio Cordeiro, prefeito de campus. O muro que está sendo construído ao redor da UFMA terá a extensão de 4 km.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.