Brasil

Chuvas aumentam preocupação com dengue

Jornal Nacional

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO PAULO - A preocupação com a dengue aumentou, nesta primavera chuvosa, em vários estados. Agentes de saúde reforçaram o combate ao mosquito transmissor, que gosta de água parada. E que já contaminou com o vírus 380 mil brasileiros só no primeiro semestre deste ano.

Do alto, o perigo é mais visível. Na piscina abandonada, nos terrenos cheios de mato. Do lado de baixo, são os agentes de saúde que dão a bronca. “Valdemar, sua calha também está parando bastante água”, disse o agente de saúde, Guilherme Alcântara.

Tem água parada também na casa de dona Maria. Na garrafa de boca pra cima e na vasilha entre as plantas. “Às vezes falha um pouquinho com a limpeza, mas a água eu cuido direitinho”, disse a dona de casa Maria dos Santos Alvarenga.

Em Belo Horizonte, ou em qualquer cidade do Brasil, a situação é bem parecida, segundo os técnicos. De cada dez focos do mosquito da dengue, oito estão dentro das casas, nos vasinhos de plantas, nas calhas. Quem mais sofre com a doença é justamente quem deveria se preocupar com a prevenção.

Em comunidades carentes da capital mineira, a caixa d’água ganhou um reforço contra o mosquito. São sacos de farinha costurados por voluntários e distribuídos gratuitamente. Seu José ganhou um. “Tiro a água toda. Jogo cloro, lavo direitinho. Torno tampar e encho. A ciência é a limpeza”, acredita o aposentado José Maria Nunes.

Em outro ponto da cidade, há uma armadilha que evita a proliferação do mosquito. “O que atrai é uma água com uma infusão de capim colonial. Em média, nesse período de chuva, a gente chega a ter 100 ovos numa única palheta”, explica o técnico controle zoonoses, Eduardo Peçanha.

E assim, bairros inteiros são monitorados em Belo Horizonte. “É neste momento que nós temos de eliminar todos os criadouros. Para que, quando nós chegarmos no verão, que é o pico da dengue, nós não tenhamos nem transmissão, nem epidemia”, explicou o secretário-adjunto municipal de Saúde Fabiano Pimenta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.