Saúde

Curso orienta gestores para reduzir mortalidade infantil no MA

A meta é reduzir em 10% o índice de mortalidade infantil até 2010.

Elizete Silva/ Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - O Governo do Estado está trabalhando com a meta de reduzir em 10%, até o próximo ano, o índice de mortalidade infantil no Maranhão. Para isso tem colocado em prática ações que integram o Plano Estadual de Redução da Mortalidade Infantil. Como parte dessas ações foi iniciado nesta segunda-feira (5), em São Luís, o Curso de Sensibilização Sobre as Diretrizes da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que reúne até terça-feira (6) secretários de saúde e gestores de maternidades "Hospital Amigo da Criança".

O curso acontece no auditório do Hemomar, no bairro da Jordoa, em São Luís. Foi aberto pela superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marielza Cruz Sousa, e tem a participação da representante do ministério, Marina Rea.

Com a sensibilização espera-se aumentar do índice de aleitamento materno entre recém-nascidos e reduzir o índice de moralidade infantil. Além de cursos o Estado também trabalha na ampliação e qualificação das equipes do Programa de Saúde da Família, aumento dos leitos de UTI Neonatal, treinamento de mãe canguru (mães treinadas para acompanha as que estão em estado de maternidade) e efetivação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Gestores das 20 maternidades "Hospital Amigo da Criança" participaram do curso, além das demais unidades de saúde que oferecem atendimento à gestante e ao recém-nascido no Estado.

Um dos objetivos do Governo do Maranhão é oferecer estímulo para que um número ainda maior de maternidades maranhenses se candidate ao título concedido pelo Unicef.

Entre os temas abordados durante o curso está “A situação do aleitamento materno no Brasil”, que terá como palestrante a representante do Ministério da Saúde, “Bases cientificas dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, “Processo de credenciamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança” e “Esclarecimentos sobre Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactantes”.

"O nosso objetivo é credenciar mais hospitais do Maranhão a seguir a política do Hospital Amigo da Criança. A meta do curso é também implantar iniciativas em hospitais que ainda não foram credenciados e requalificar os que já são Amigos da Criança", explicou Marina Rea.

Situação atual

Atualmente, a taxa de mortalidade infantil no Brasil é de 19,3 óbitos por mil bebês nascidos vivos. Em 1990, essa taxa era de 47,1. Assim, na média nacional, a mortalidade infantil segue uma tendência de queda de 5,2% ao ano, quase o dobro dos 2,9% recomendados pela ONU. Mantido esse ritmo de queda, a taxa geral brasileira será de 14,4 mortes por mil crianças nascidas vivas em 2012. No Maranhão, segundo Marielza Sousa, o índice é de 31,1 por mil.

A redução da mortalidade infantil exige um trabalho conjunto dos governos federal, estaduais e municipais e também da sociedade, à qual cabe apoiar, monitorar, avaliar e sugerir melhoras ao sistema público de saúde do país.

"Essa sensibilização é importante para chamar a atenção dos gestores sobre o trabalho que deve ser feito no sentido de aumentar o número de mães que amamentam seus filhos nos primeiros meses de vida, pois sabemos que isso garante mais saúde para a criança", disse o diretor da Santa Casa do município de Cururupu, que participa do curso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.