SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com o
Ministério da Justiça (MJ), realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a aula inaugural da primeira turma do Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária, no município de Pedreiras.
A solenidade, realizada na Faculdade de Educação São Francisco (Faesf), contou com a participação do secretário adjunto de Modernização Institucional, coronel Willian Romão, que na ocasião, representou o secretário de Segurança, Raimundo Cutrim.
A iniciativa de realizar o curso resulta de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado e Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do MJ.
Ao todo, estão participando do curso, 60 pessoas, entre representantes das forças policiais e membros da sociedade civil, que estão sendo capacitados dentro da doutrina comunitária de segurança, passando a serem agentes mobilizadores de práticas preventivas contra a violência e a criminalidade.
Em seu pronunciamento, o secretário adjunto de Modernização Institucional, coronel Willian Romão, parabenizou a todos pela oportunidade de aprendizado e convivência ao longo da semana, que certamente vai proporcionar o intercâmbio entre todos os
participantes.
Romão fez uma retrospectiva das bases de policiamento comunitário desenvolvidas na primeira gestão do secretário Raimundo Cutrim, época em que ele era o comandante geral da Polícia Militar, entre elas, a 1ª Cia do Coroadinho, que hoje servem de modelo na aplicação de atividades educativas e preventivas na área de segurança e cidadania.
Romão informou que, nesta primeira etapa, a SSP está implantando o curso em municípios sedes de regiões. A intenção, em uma segundo momento, é estender a todos os 217 municípios. O próximo passo, conforme anunciou o secretário adjunto, é dar início à formação e instalação do Conselho Comunitário de Segurança em Pedreiras, aproveitando os resultados obtidos com a realização desse programa de capacitação em Polícia Comunitária.
Já o coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Odair dos Santos disse que é uma satisfação para a SSP em dar largada ao curso, que vai atender não só ao município de Pedreiras, como também toda a região do Médio Mearim. Para ele, tantos os policiais quanto os líderes comunitários voltarão para os seus locais de trabalho mais
preparados, passando a desempenhar o papel de multiplicadores dos conceitos de policiamento comunitário, gerando mais segurança e tranqüilidade à população.
"Estamos qualificando os nossos policiais dentro de uma filosofia visando aproximá-los mais da comunidade, forma, proporcionado, assim, mais segurança à sociedade”, ressaltou Odair dos Santos, lembrando o compromisso da atual gestão em restabelecer o Sistema de Segurança do Maranhão.
A meta do Governo do Estado é viabilizar, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), nos próximos meses, uma série de projetos preventivos em todo o Maranhão.
Diretrizes e Metodologia
A capacitação é voltada para policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais e lideranças comunitárias. O Curso tem carga horária de 44 horas/aulas, e deve se estender até a próxima sexta-feira (2), abrangendo disciplinas como Relações Interpessoais e Formas de Intervenção, Direitos Humanos, Mediação de Conflitos,
Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários, Gestão pela Qualidade na Segurança Pública. A dinâmica pedagógica inclui debates, trabalhos em grupo e dinâmicas.
Representando a sociedade civil organizada, a gestora Fátima Lima, disse que a população de Pedreiras se coloca à disposição para dar sua importante parcela de contribuição nos trabalhos das polícias, uma vez que cada cidadão tem o dever de colaborar com a segurança do Estado.
As informações são da Secretaria de Comunicação
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.