Petrobras

Chávez e dirigentes da Petrobras conversam sobre refinaria binacional

AFP

Atualizada em 27/03/2022 às 13h12

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, encontrou-se com o presidente da estatal brasileira Petrobras, José Sergio Gabrielli, para conversar sobre a contrução conjunta de uma refinaria no nordeste do Brasil, informou nesta terça-feira (28) um comunicado oficial.

Até agora não houve acordo entre a Petrobras e a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) para operar em conjunto a refinaria, que deveria estar funcionando em 2011.

A refinaria Abreu e Lima, que ficaria perto de Recife, exige investimento de 4 bilhões de dólares, permitindo o processamento de 200.000 barris de petróleo diários, segundo cifras oficiais.

Chávez explicou que a reunião serviu para adiantar "acordos relacionados à próxima visita de Luiz Inacio Lula da Silva dentro de dois meses à Venezuela", segundo o comunicado.

A ideia inicial era de que Venezuela forneceria 40% do total de investimentos previstos, enquanto a Petrobras aportaria os restantes 60%. Também foi considerada, como contrapartida, a participação da Petrobras na prospecção de poços na Faixa de Orinoco, Venezuela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.