Economia

Petrobras vai iniciar este ano perfuração em águas profundas angolanas

Valor Online

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

RIO DE JANEIRO - A Petrobras pretende perfurar este ano dois poços e iniciar um terceiro em uma campanha exploratória que pretende perfurar 11 poços, até 2011, em águas profundas de Angola. A empresa já tem uma sonda reservada para a perfuração dos primeiros poços no país africano, a Petrobras 10.000, entregue recentemente por um estaleiro sul-coreano.

"É uma campanha importante porque sai da fase apenas de estudos", disse Jorge Luiz Zelada, diretor da área internacional da Petrobras, acrescentando que as áreas que a estatal possui no litoral angolano não são do pré-sal existente na costa da África.

Zelada, que participou de palestra da Câmara de Comércio França-Brasil, acrescentou que este ano os campos de Agbami e Akpo, na Nigéria, atingirão o pico de produção, o que renderá à estatal 64 mil barris de óleo equivalente por dia. Em maio, esses campos forneceram à companhia uma média de 36.617 barris de óleo equivalente diários.

Em Agbami, a estatal é sócia da Chevron e a expectativa é de que o pico de produção seja de 232 mil barris por dia de óleo equivalente. Já em Akpo, onde a sociedade é com a Total, o pico de produção será de 175 mil barris de óleo equivalente por dia.

Zelada explicou ainda que a produção dos dois campos é comercializada de acordo com as condições de mercado e que, eventualmente, as cargas são destinadas para refino no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.