Saúde

Vacina contra febre amarela em falta em São Luís

Em média, duzentas pessoas buscam a vacina contra a febre amarela todos os dias.

Luiz Felipe Falcão/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

SÃO LUÍS - Quem procura os postos de saúde da rede pública de São Luís para se vacinar contra febre amarela volta pra casa sem ser imunizado. É que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde no último mês foram insuficientes. Segundo o superintendente da Vigilância Epidemiológica Municial, Vitorino Castro, só vieram para São Luís no último mês, dois mil doses da vacina, enquanto a demanda mensal varia entre oito e dez mil doses.

No posto de saúde Paulo Ramos, no Centro, o problema se agravou porque a procura pela vacina aumentou depois que a imunização passou a ser cobrada para nomeação no serviço públicos. Em média, duzentas pessoas buscam a vacina contra a febre amarela todos os dias.

O último caso registrado na Capital foi em 2003. A febre amarela é uma doença transmitida pela picada de três tipos de mosquito, inclusive o da dengue. Causa febre alta, icterícia - que é caracterizada por pele e olhos amarelados, dor de cabeça e calafrios, dor lombar, náuseas e diarréia. Em casos graves, a doença pode matar. As regiões Norte e Centro-Oeste, o Maranhão e Minas Gerais são as áreas consideradas de risco no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.