SÃO LUÍS - O Governo do Estado já iniciou a execução dos serviços de terraplenagem que faz parte de um acordo com a Câmara Municipal e a Prefeitura de São Luís que objetiva dar melhor trafegabilidade às vias de acesso a bairros das áreas urbana e rural da capital maranhense. As obras foram vistoriadas sábado pelo governador em exercício, João Alberto de Souza, pelos secretários estaduais Max Barros (Infraestrutura) e Roberto Costa (Esporte e Juventude) e pelo vereador Francisco Carvalho (PSL).
Os trabalhos de terraplanagem estão sendo realizados na principal avenida do bairro Cruzeiro de Santa Bárbar e nas ruas Principal, Brasília, São Jerônimo e Principal da Vila Vitória, totalizando 6,5 quilômetros de vias, onde hoje o tráfego é dificultado pelo grande número de buracos. As obras consistem em serviços de recapeamento, tapa-buraco e reforço de base.
“Essa é uma situação crítica que todos enfrentam, principalmente os hortifrutigranjeiros, já que precisam escoar suas produções. Seria uma vergonha não dar a nossa contribuição. O nosso compromisso, assumido com os moradores durante audiência pública, já está sendo cumprido”, declarou o governador.
A obra foi definida pelo governador em exercício durante audiência pública, realizada sexta-feira passada, dentro do Projeto Câmara Participativa. O Governo do Estado foi convidado pelo vereador Francisco Carvalho para dar a sua parcela de colaboração ao projeto, que é uma ação da Câmara de São Luís para vistoriar os pontos críticos da cidade.
“A nossa parte já está sendo feita, mas será necessário que a Prefeitura também cumpra sua parte no compromisso de realizar as obras de drenagem e asfaltamento”, ressaltou Max Barros. Durante a vistoria, João Alberto conversou com motoristas e moradores das comunidades adjacentes ouvindo sempre a mesma reivindicação: melhoria do acesso. Foi caso da professora Cássia Patrícia Freitas, moradora da Vila Magril. Ela relatou que a situação é tão crítica que os ônibus reduziram a frota. “Nos fins de semana, a demora é ainda maior. Uma tristeza”, destacou.
João Alberto acompanhou as equipes de trabalhadores que faziam a limpeza e retirada de restos de asfalto que ficaram pela avenida. Somente depois, é realizado o serviço de terraplanagem. “O trabalho será intenso até ser concluído”, garantiu.
O governador em exercício também visitou a comunidade de Santa Júlia, na Vila Palmeira, onde o Governo do Estado realiza obras de aterro de algumas ruas. Os moradores vivem em palafitas e sofrem com a falta de acesso para suas moradias. “Esse apoio é importante para essas famílias, principalmente para nossas crianças”, ressaltou o líder comunitário Francisco Fernandes.
Ginásio
As obras de reconstrução do Ginásio Costa Rodrigues também foram vistoriadas pelo governador. “Quando assumimos, encontramos apenas o telhado do ginásio e um projeto superfaturado. Determinamos que a estrutura, toda comprometida, fosse derrubada. Agora, estamos renegociando os valores e dando continuidade à obra, assim como faremos com todas as obras iniciadas no governo anterior”, garantiu João Alberto. Ele disse que a expectativa é devolver à sociedade o Costa Rodrigues moderno e bem estruturado, para continuar uma tradição esportiva no Maranhão.
O secretário de Esporte e Juventude disse que a obra do Ginásio Costa Rodrigues já consumiu R$ 5,3 milhões e nada foi feito: “A nossa expectativa é de entregar, o mais rápido possível, um ginásio moderno e preparado para realizar qualquer competição de nível nacional e internacional”.
Mais
De acordo com o projeto, a quadra de esportes do Costa Rodrigues será ampliada e terá a medida oficial para jogos internacionais, piso com sistema de amortecimento e telhado termoacústico, oferecendo conforto técnico e sonoro e condições para climatização.
A obra consiste na construção de novas arquibancadas, alojamentos, salas de administração, banheiros, implantação de um moderno sistema elétrico e hidráulico. As obras vão estar de acordo com as normas padrão, priorizando a acessibilidade, com rampas e outros equipamentos para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.