Erradicação

Vacinação contra poliomielite ocorre neste sábado

A meta deste ano é vacinar 95% das crianças do Estado.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h15

SÃO LUÍS - Vai ser realizada neste sábado (20) a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite de 2009, destinada a todas as crianças menores de 5 anos. A campanha é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunizações, com as Secretarias Municipais de Saúde. A segunda etapa será no dia 22 de agosto.

A campanha, que tem como slogan “Não Dá pra Vacilar. Tem que Vacinar”, recebeu investimentos federais de R$ 46 milhões. Cento e quinze mil postos de vacinação e cerca de 350 mil pessoas estão envolvidas na campanha em todo o país. Em São Luís, a Secretaria Municipal de Saúde vai contar com uma equipe composta por 2.500 profissionais, entre médicos, enfermeiros, coordenadores, pessoal de apoio, assistentes sociais, universitários, vacinadores, supervisores, motoristas e agentes comunitários de saúde. Ao todo, são 366 postos de vacinação distribuídos nos sete distritos sanitários na capital.

Confira o número de postos por distritos:

A meta deste ano é vacinar 95% das crianças do Estado. O objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. No Brasil, o último caso da doença foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão do poliovírus selvagem, vírus causador da doença.

A Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a única maneira de viabilizar a erradicação global da poliomielite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.