SÃO LUÍS - Pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão encontraram um aliado no combate à dengue: trata-se de um óleo extraído da folha da pimenta da Jamaica. O óleo, que mata a larva do Aedes aegypti, está na fase final dos testes, mas por falta de recursos ainda não será comercializado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, só este ano foram registrados, em São Luís, 233 casos de dengue, dois de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença.
Depois de nove anos de estudo, os pesquisadores da UFMA, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, constataram o poder do larvicida da folha da pimenta da Jamaica. O processo de extração do óleo dura apenas trinta minutos.
Segundo os pesquisadores, no Maranhão não há plantação da pimenta da Jamaica, por isso, as folhas são trazidas principalmente da Bahia, um dos maiores produtores da pimenta.
Para matar a larva do mosquito da dengue é preciso depositar o óleo onde ela se desenvolve como em vasos de plantas, pneus velhos, garrafas mal acondicionadas. De acordo com o pesquisador Victor Mouchereck, apesar de constada a eficácia do óleo, por enquanto o produto ainda não será lançado no mercado.
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.