São Luís

Hoje tem Arraial do Boi da Lua

Evandro Júnior, O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h16

SÃO LUÍS - Os jardins externos do Pestana São Luís Resort Hotel, no Calhau, vão se transformar hoje, a partir das 21h, em cenário caipira para a Festança do Boi da Lua, evento beneficente que terá renda revertida para as obras sociais do Instituto Mirante. Produzida com profissionalismo pelo colunista de O Estado Pergentino Holanda, a iniciativa reúne a sociedade maranhense, empresários, políticos e patrocinadores, além dos mais expressivos grupos folclóricos do Maranhão, as principais atrações da festa.

A noite será dedicada ao regionalismo, com a apresentação dos bois de Nina Rodrigues (orquestra), Morros (orquestra), Unidos de Santa Fé (baixada), Barrica (orquestra) e Axixá (orquestra). Para complementar a animação, o cantor Betto Pereira subirá ao palco. Ele aproveitará o evento para lançar um CD composto apenas por toadas. A decoração é assinada pela designer Cíntia Klamt Mota, que ambientará os jardins com os símbolos juninos do Maranhão, caprichando no visual das barracas de palha e homenageando o sertão nordestino.

Conforme a programação, a festa será aberta pelo Boi de Nina Rodrigues, que entrará no terreiro às 21h. Na seqüência, subirá ao palco o cantor Betto Pereira e, em seguida, o grupo do Boi de Morros, comandado por Lobato e companhia, ocupará toda a arena de apresentações para mostrar a criatividade de suas fantasias e a desenvoltura de seus bailarinos, que evoluirão com coreografias ensaiadas.

À meia-noite em ponto, o público, por mais um ano consecutivo, terá o privilégio de assistir à apresentação do Boi Unidos de Santa Fé, com sua encenação ritualística e seus cazumbás enigmáticos. Depois, será a vez do Boizinho Barrica, considerado um dos mais completos grupos folclóricos do Maranhão, sob o comando artístico de José Pereira Godão e musical de Inácio Pinheiro e Roberto Brandão. O Boi de Axixá encerrará o evento.

Como toda festa caipira, o banquete principal são as comidas típicas, com destaque para o mingau de milho, a batata doce, a cocada, a torta de camarão e o arroz de cuxá e outros. Além de se deliciar com o cardápio, o público que prestigia a Festança sempre invade o salão para dançar juntamente com os integrantes dos grupos folclóricos.

Solidariedade

Segundo Pergentino Holanda, a Festança do Boi da Lua tem caráter beneficente e é desenvolvida em prol das obras sociais organizadas pelo Instituto Mirante, que terá um quiosque especial no evento. Lá, serão comercializadas obras artesanais produzidas nas comunidades envolvidas em projetos comandados pelo Instituto. Pergentino Holanda enfatiza que a festança é uma espécie de pontapé inicial para os grandes arraiais nos terreiros, já que se trata de um tradicional evento, embora que com um toque de glamour na produção e ambientação.

“É uma noite de muita festa e solidariedade, cuja marca registrada é o bom gosto de sua produção, sempre valorizando a nossa cultura e a nossa gente”, destaca Pergentino Holanda, que durante o evento conta com a presença de figuras carimbadas da sociedade maranhense. Para a Festança do Boi da Lua, os ingressos podem ser adquiridos no local e nas lojas Studio Moda (Tropical, São Luís Shopping e Calhau), Class Wear e Vip Fashion (São Luís Shopping).

Serviço

• O quê

Arraial ‘Festança do Boi da Lua’, promovido pelo colunista Pergentino Holanda

• Quando

Hoje, às 21h

• Onde

Jardins externos do Pestana São Luís Resort Hotel (Calhau)

• Ingressos

R$ 100,00 (revertido para obras sociais do Instituto Mirante)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.