Após 24 anos

Australiano volta a andar após aplicação de Botox

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h16

SÃO LUÍS - O australiano Russel McPhee, paraplégico há 24 anos após ter sofrido um derrame, conseguiu voltar a andar sem a ajuda de andadores graças a um tratamento com injeções de toxina botulínica (Botox). A toxina, que tem o efeito de relaxar a musculação, é normalmente associado aos tratamentos estéticos.

O caso do australiano surpreendeu os médicos. O uso do Botox já é aprovado há vários anos para o tratamento de espasmos (contração involuntária e convulsiva dos músculos) que impedem o movimento normal de membros em vítimas de derrames e fraturas da medula espinhal.

Segundo o médico que tratou McPhee, a aplicação do Botox nos pacientes que sofreram derrame normalmente ajuda a reduzir a rigidez dos membros. Por outro lado, o Botox enfraqueceria o músculo, tornando difícil a recuperação dos movimentos. No caso de McPhee, entretanto, o fato de ele ter tentado andar, ao longo dos 24 anos de paralisia, teria ajudado na recuperação dos movimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.