Saúde

Problemas com a voz são debatidos em São Luís

Mayrla Lima/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h18

SÃO LUÍS - Profissionais que trabalham no tratamento de problemas da voz, realizam hoje, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, uma campanha de alerta, com o tema: "Quem cuida da voz tem o que falar". A campanha faz parte da programação do Dia Mundial da Voz.

Narrando e comentando futebol. Há 29 anos tem sido assim. A voz é o instrumento de trabalho do radialista Laércio Costa. Em dia de jogo, são pelo menos 90 minutos usando a voz sem parar. Na hora do gol o esforço é ainda maior.

Todas as noites, Laércio comanda o programa “Bola na Rede”, da Rádio Mirante AM, uma hora no ar. Apesar do uso excessivo da voz, durante todos esses anos, o radialista nunca se preocupou com os cuidados.

Nas últimas transmissões passou a ter dificuldades para narrar as partidas de futebol. Por recomendações médicas, vai ficar 20 dias longe das transmissões.

Em todo o país, 70% da população usa a voz como atividade ocupacional. A preocupação dos especialistas é que a maior parte não cuida dela de forma adequada, o que pode causar graves doenças como o câncer.

Durante todo o dia de hoje, fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia participam da campanha de alerta para os cuidados com a voz.

E para explicar sobre os cuidados com a voz, o JMTV – 1ª Edição conversou a fonoaudióloga Glenda Santiago.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.