Economia

Petrobras começa a produzir gasolina com 3% de etanol no Japão

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h21

RIO - A Petrobras começa a produzir no Japão a gasolina com mistura de 3% de álcool (E3). A medida é o primeiro passo da empresa no seu projeto de entrar no mercado asiático, comercializando o etanol brasileiro.

Segundo nota divulgada pela empresa, a Brazil Japan Ethanol – join venture formada pela estatal brasileira e pela a empresa japonesa de álcool Japan Alcohol Trading – inaugurou nesta segunda-feira (02), no Japão, a primeira unidade para produção de E3 - combustível formado pela mistura de gasolina com 3% de adição de etanol.

A capacidade de produção da usina é estimada em até três milhões de litros de E3 por mês. O combustível será distribuídos a postos independentes. A fornecedora da gasolina para o projeto será a refinaria Nansei Sekiyu, em Okinawa, que a Petrobras tem 87,5% de participação.

Com o empreendimento, a Petrobras espera “demonstrar ao empresariado japonês a viabilidade técnica e econômica para a entrada no país de um novo combustível, que além de eficiente, é mais ecológico”.

A construção da usina, iniciada em outubro de 2008, faz parte do Projeto Sodegaura, uma parceria da Brazil Japan Ethanol com o Ministério do Meio Ambiente do Japão, que tem como objetivo a introdução do E3 no mercado japonês.

A Petrobras informou, ainda, que a usina está instalada na cidade de Sodegaura, em Kanto, na Região Central do Japão, e que responde por 40% do volume total de gasolina consumida naquele país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.